Jogo dos Direitos contribui para assinalar Dia Internacional dos Direitos Humanos, em Braga


A jogar também se aprende
Jogo dos Direitos contribui para assinalar
Dia Internacional dos Direitos Humanos, em Braga
"O projeto "Open B- Oportunidades, Parcerias e Empreendedorismo do Núcleo de Barcelos (CLDS-3G), no âmbito do seu Eixo II, " Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil" assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro) com várias iniciativas junto dos alunos da Escola Gonçalo Nunes.
Uma das iniciativas desenvolvidas foi o Jogo dos Direitos desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho Interconcelhio “Infância e Juventude” promovido pela EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga, que reúne um conjunto de entidades/associados.
Trata-se de um jogo de tabuleiro destinado às crianças a partir dos 6 anos que tem como principal objetivo informar e ensinar sobre os seus direitos e deveres, de forma lúdica e divertida. Os seus conteúdos baseiam-se na Convenção sobre os Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos e envolveu na sua construção a participação de cerca de 50 crianças.
Segundo a avaliação feita por esta equipa que dinamizou o jogo, “Foi com grande interesse e entusiamo que os jovens participaram neste jogo” e “o jogo está muito bem conseguido e é um óptimo instrumento para trabalhar a temática dos direitos humanos”.
De acordo com os questionários de avaliação recebidos, o feedback da aplicação deste jogo em diversos contextos sociais e educativos tem sido muito positivo, por parte de diversos agentes - escolas, Bibliotecas, CPCJ, IPSS, CLDS 3G, Projetos Escolhas 6G, entre outros.
Isabel Amorim
Núcleo Distrital de Braga da EAPN Portugal

Comentários