CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo I – Compreender… a vitimização
1. Infografia – campanhas e
estatísticas | 2. Matriz legislativa
direcionada para as vítimas de violência doméstica | 3. O que significa ser vítima | 4. Questões específicas relacionadas com as crianças e jovens | 5. Representações das crianças e jovens
sobre o fenómeno
Módulo II – Clarificar… os conceitos
1. Destrinçar mitos | 2. Violência doméstica – sentidos e
tipologias | 3. Fatores de risco | 4. Como as crianças e jovens
experienciam a violência doméstica
Módulo III – Operacionalizar… através de estudos
de caso
1. Resolução de casos práticos | 2. Reflexão e debate
Módulo IV – Intervir… em rede
1. Requisitos e princípios
orientadores da intervenção | 2.
Trabalho em rede – os papéis dos diferentes profissionais | 3. Como intervir | 4. Constrangimentos a superar
Módulo V –
Prevenir… quais os processos de apoio
1. Avaliação e gestão de risco | 2. Respostas para as crianças vítimas e
testemunhas de violência doméstica | 3.
Mecanismos jurídicos de defesa das vítimas de violência doméstica | 4. Estratégias de atuação | 5. Recursos da comunidade disponíveis
Módulo VI – Operacionalizar… através de estudos
de caso
1. Resolução de casos práticos | 2. Reflexão e debate
|
OBJETIVO GERAL
Reforçar as
competências dos profissionais que integram as CPCJ ao nível do diagnóstico, da
intervenção e da prevenção, em particular, nos contextos da violência
doméstica, bem como consolidar a necessidade de um relacionamento e uma
articulação sistémica e em rede.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Atualizar e reforçar os conhecimentos
sobre o fenómeno da violência doméstica e das suas especificidades na infância
e juventude | Centrar a violência
doméstica enquanto problema social e não apenas uma questão criminal | Reconhecer o papel do profissional
como estruturante no processo de apoio à criança ou jovem vítima e/ou
testemunha de violência doméstica | Proporcionar
a reflexão e o debate sobre as práticas, as responsabilidades e as estratégias | Conferir maior consciencialização
para práticas centradas nos direitos das crianças.
|
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Recurso a metodologias
participativas e dinâmicas, a par de um método mais expositivo, de modo a
valorizar a aprendizagem, a fomentar a reflexão e o debate, bem como a
partilha de experiências, de conhecimentos, de estratégias e de inquietações
emergentes dos processos de promoção e proteção.
|
DIAS
6 e 7 de dezembro de 2018
HORÁRIO
9:30 – 13:00 | 14:00 – 16:30
DURAÇÃO
12 horas
LOCAL
Sala Terraço da Oliva Creative Factory
| S.
João da Madeira
PÚBLICO-ALVO
Membros das Comissões Restritas e Alargadas das CPCJ do distrito de Aveiro
ÁREA DE FORMAÇÃO
762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE Participação na FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da
duração da ação
FORMADOR: Helga Castro, jurista, mestre em Serviço
Social e doutorada em Estudos da Criança, com especialização em Sociologia da
Infância. Tem desenvolvido investigação no âmbito da reflexão sobre a praxis
conformada pela regulação, no contexto do modelo de promoção e proteção das
crianças e jovens em perigo, bem como sobre a lei na ação na jurisdição de
família no que tange ao exercício dos direitos de participação das crianças nos
processos judiciais. Formação e supervisão nas áreas da proteção das crianças
em perigo, violência doméstica, igualdade de género, direitos das crianças e
acolhimento residencial. Participação em eventos científicos, nacionais e
internacionais, versando as áreas de interesse e apresentando a investigação
realizada.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo / A Ficha de Inscrição
pode ser fotocopiada
As
inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao
próximo dia 30 de novembro de 2018 para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de
Aveiro
Estr. Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., 3800-236 Aveiro
Comentários
Enviar um comentário