"Quantos-Queres Incluir?" - 17 a 24 de outubro, Porto



“ Quantos-Queres Incluir? ”
17 a 24 de Outubro de 2018

Desde o marco europeu do ano de 2010 que a EAPN Portugal e um conjunto de organizações da sociedade civil têm vindo a desenvolver a iniciativa “Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social”[1], assinalando com ela o dia 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza[2]. O objetivo desta iniciativa é o de mobilizar a sociedade portuguesa, sensibilizando-a para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos.

No ano de 2018, enquadramos também esta atividade na celebração do Ano Europeu do Património Cultural[3], iniciativa da União Europeia. Enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade e do diálogo interculturais e da coesão social, este Ano Europeu pretende chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e nas suas relações externas, e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

Assumindo estes pressupostos, o Núcleo do Porto da EAPN Portugal, em parceria com os seus associados e outros parceiros do distrito do Porto, assinala o dia 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza lançando a questão “Quantos-Queres Incluir?” em forma de jogo. Este é um jogo que funciona como instrumento de informação e de sensibilização para a importância da participação de todos na luta contra a pobreza e a exclusão social, partindo dos quatro valores fundamentais que orientam a nossa ação:

·                     Dignidade
·                     Solidariedade
·                     Justiça
·                     Igualdade

Neste contexto, o “Cocas da Inclusão” pretende ser uma forma de chegar ao máximo de cidadãos possível: CRIANÇAS, JOVENS, IDOSOS, POPULAÇÃO EM GERAL, através de um jogo em origami que faz parte da consciência coletiva de todos nós. Envolver os clientes das nossas organizações na dobragem do Cocas, na reflexão sobre os seus conteúdos e na sua distribuição e oferta a outras pessoas é uma forma de abordarmos a Pobreza e a Exclusão de forma simples, versátil e adaptada a várias idades; contextos e públicos.

Na união desta iniciativa com o Ano Europeu do Património Cultural serão igualmente realizadas um conjunto de visitas guiadas, gratuítas, a equipamentos culturais do distrito do Porto, destinadas a grupos de cidadãos vulneráveis e com menor acesso à cultura, as quais culminarão com uma mensagem inclusiva que tod@s @s participantes poderão levar consigo, transmitindo-a nos seus valores essenciais a tod@s com que se cruzem.

Junte-se a nós nesta iniciativa! Participe!



 + info:
Liliana Pinto | Núcleo Distrital do Porto da EAPN Portugal
Rua das Taipas, 83, R/C - 4050 600 Porto
Tel. + 00351 222 086 061   Fax: + 00351 222 089 106


[2] A 17 de outubro de 1987, Joseph Wresinski, o fundador do Movimento Internacional ATD Quarto Mundo, convidou as pessoas a reunirem-se em honra das vítimas da fome e da pobreza em Paris, no local onde tinha sido assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.

Comentários