"Fragilidades do Mercado de Trabalho Local- Desencontros entre a oferta e a procura, geradores de ofertas de emprego disponíveis, desemprego, pobreza e desertificação”, Bragança



CONVITE para debater:

"Fragilidades do Mercado de Trabalho Local- Desencontros entre a oferta e a procura, geradores de ofertas de emprego disponíveis, desemprego, pobreza e desertificação


No âmbito da celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza,  o Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal - vem convidar V.Exa.(s) para participar(em) no Debate em formato de Mesa- Redonda "Fragilidades do Mercado de Trabalho Local- Desencontros entre a oferta e a procura, geradores de ofertas de emprego disponíveis, desemprego, pobreza e desertificação”, que se realizará no Auditório Paulo Quintela em Bragança, no próximo dia 29 de outubro  (segunda-feira), a partir das 14:00h.

Tendo em conta o número significativo de pessoas desempregadas e de trabalhadores pobres, o tema de emprego e desemprego é uma questão central para o objetivo da Erradicação da Pobreza e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa, construída em alicerces de paz social.

A meta de redução da pobreza da Estratégia Europa 2020 da União Europeia está longe de se concretizar. Na Europa, segundo os últimos dados do Eurostat, existiam cerca de 117.5 milhões de pessoas em situação de pobreza e de exclusão social (23.4% do total da população), 9,6% das pessoas empregadas viviam abaixo do limiar da pobreza, correspondendo a mais de 32 milhões de trabalhadores em risco de pobreza. A pobreza no trabalho aumentou 1,3% (ao nível da UE-28 entre 2010 e 2016)  .

Em Portugal existem cerca de 2 milhões de pobres (25.1%).
Ter um emprego, em Portugal, não significa imunidade à pobreza. 1 em cada 10 pessoas que trabalham está em risco de pobreza.
Se não fossem as transferências sociais, 45,4% da população, com os rendimentos do trabalho, viveriam na pobreza.

A taxa de desemprego no distrito de Bragança, segundo os últimos sensos era de 10,1%.
No final de junho de 2018 estavam inscritas no CTEF de Bragança 3 860 pessoas desempregadas.
As instituições e empresas têm postos de trabalho que não conseguem preencher.

Tendo em conta, por um lado, os desencontros/ desfasamentos entre a oferta e a procura de emprego, com impacto significativo na vida das pessoas, no futuro das instituições e empresas, e no desenvolvimento da região; e sendo as questões do trabalho uma questão fundamental para a EAPN Portugal, uma vez que desempenha um papel fundamental nos esforços de redução dos números da pobreza bem como na promoção de um desenvolvimento equitativo, inclusivo e sustentável, consideramos ser importante realizar esta ação, promovendo este debate com diferentes agentes locais com responsabilidade na matéria da formação/ qualificação e na inserção no mercado de trabalho.  



A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação da sala.

 Muito nos honraria a sua/vossa presença.

Inscrições até ao dia 26 de outubro para

+ info:
Ivone Florêncio
 Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti- Pobreza
Rotunda de Vale D` Álvaro nº 2 R/C Dtº
5300- 274 Bragança
Telef.: 273 332 913  

Comentários