A intervenção
psicossocial em situações de crise, nos mais diversos contextos, tem vindo a
revelar-se um imperativo, dadas as inúmeras ocorrências que exigem uma
abordagem interventiva cada vez mais rápida e eficaz, pelo que se torna
necessário o permanente desenvolvimento/atualização de conhecimentos e de
competências que possibilitem um melhor exercício profissional.
Desta
forma, pretende-se disponibilizar orientações técnicas para as intervenções de
Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) associadas ao consumo de
substâncias psicoativas, garantindo uma maior eficiência, qualidade,
consistência e uma base comum de intervenção, facilitadora da respetiva
monitorização e avaliação.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1. História e
filosofia da redução de riscos e minimização de riscos.
1.1
Enquadramento legal
2. Objetivos da
redução de riscos e minimização de danos.
3. Programas
existentes Nacionais/Internacionais
4. Educação
para a Saúde
a. Riscos e
Danos associados aos consumos de substâncias psicoativas.
b. Educação para práticas sexuais de menor risco.
5. Papel da Educação de Pares na Redução de Riscos.
6. Metodologias
de Intervenção.
7. Estudo de
Caso
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OBJETIVO
GERAL
Definir
o conceito de Redução de Riscos e Minimização de Danos e conhecer métodos e
técnicas de intervenção em situações de crise na área da Redução de Riscos e
Minimização de Danos.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Conhecer e saber implementar
estratégias de intervenção e suporte em situações de crise em contexto comunitário
- Compreender os objetivos da Redução
de Riscos e Minimização de Danos e a base teórica da sua sustentação;
- Conhecer os programas existentes;
- Compreender o impacto dos programas
de RRMD do ponto de vista individual, social e comunitário;
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Avaliação
diagnóstica (no início da formação, com o objetivo de apurar o nível de
conhecimentos pré-adquiridos dos formandos), formativa (ao longo das sessões de
formação, para avaliar continuamente a aquisição de conhecimentos) e sumativa
(no final dos módulos de formação, com o objetivo de avaliação final dos
conhecimentos adquiridos). O conjunto destes 3 tipos de avaliação, nos
diferentes momentos, permitir-nos-á avaliar o desenvolvimento, progresso e
aquisição de conhecimentos dos formandos ao longo do percurso de formação.
Técnicas de observação, formulação de perguntas e medição.
DIAS
8 e 9 novembro 2018
HORÁRIO
10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO
12h
LOCAL
Núcleo Distrital de Lisboa da
EAPN Portugal | Av.de Berna, 11, 2º andar | 1050-036 Lisboa
INSCRIÇÃO
Associados/as
da EAPN Portugal: 30€ // Não
associados/as: 50€
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da área social
ÁREA
DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE
DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA
DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS
DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número
de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO
DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do
total da duração da ação e aproveitamento no final da formação
FORMADOR Américo Nave
Psicólogo Clínico, trabalha, desde
1998, junto dos grupos mais vulneráveis - pessoas que consomem drogas e pessoas
em situação de sem abrigo, tendo implementado e coordenado diversos projetos
nos últimos 17 anos.
Integrou equipas multidisciplinares em
vários projetos dirigidos aos consumidores – Centro de Acolhimento, Comunidade
Terapêutica, Centro Ocupacional, Programa de Substituição Opiácea de Baixo
Limiar e Equipas de Outreach. Membro fundador da Crescer, é atualmente o
Diretor Executivo da Associação.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de inscrição em anexo // A
ficha de inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento
deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário.
As inscrições são
limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 5
de novembro para:
Av.de Berna, 11, 2º andar | 1050-036 Lisboa
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