AÇÃO DE FORMAÇÃO, Setúbal



Um homem passa junto de uma obra em construção e pergunta a um dos trabalhadores o que ele está a fazer, ao que ele responde entediado: “estou a montar tijolos”. O homem decide então perguntar a um segundo trabalhador que lhe responde confuso: “estamos a levantar uma parede”. Ainda não satisfeito o homem pergunta a um terceiro trabalhador, com ar de capataz, que lhe responde assertivo: “estamos a construir uma igreja.” Quase satisfeito o homem decide ainda perguntar a uma quarta pessoa que lhe responde emocionado: “estamos a construir uma Catedral que vai inspirar milhares de pessoas durante milhares de anos!” Construir projetos de sonho em grupo, deforma a que todos se sintam parte do sonho é um desafio que a humanidade tem enfrentado ao longo de toda a sua história. Ao longo da história, várias ferramentas como o dinheiro, a religião, a sedução ou a violência têm sido usados para conseguir a união de grupos em torno de um objectivo, muitas vezes resultando em conflitos, desmotivação, revolta e a incapacidade de realizar com qualidade um projeto em comum. Uma família é também um grupo em que o mesmo desafio se coloca, sendo normal uns membros da família sentirem que estão a fazer algo para ajudar o sonho de outro, sem sentirem que estão a participar na construção de um sonho também seu. Nesta formação vamos utilizar uma ferramenta que nos permite criar projetos de sonho em grupo, passando pelo ciclo de sonhar, planear, realizar e celebrar.


Conteúdos: 

·         Apresentação geral da panóplia de métodos e ferramentas existentes para sonhar em grupo em diferentes situações e contextualização das ferramentas face a diferentes desafios e processos de grupo: Dragon Dreaming[1]; Comunicação Não Violenta[2]; The work that reconnects[3]; Sociocracia 3.0[4];Transformative Scenario Planning[5]; Scenario Workshop[6]; Model of Behaviour Change[7]; Theory U[8];   
·         Introdução ao Dragon Dreaming e aplicação da metodologia para a construção e planeamento de um sonho em grupo.

OBJETIVOS
O objectivo desta Oficina é capacitar os/as participantes para serem facilitadores/as, animadores/as e inspiradores/as de processos de sonhar em grupo no seu trabalho com famílias e desenvolvimento comunitário, utilizando a ferramenta do Dragon Dreaming.
O ato de sonhar e trabalhar em grupo pode ser limitado ou potenciado por diversas condições do grupo, dos indivíduos do grupo, do/a eventual facilitador/a e do contexto envolvente. Aprender a identificar algumas destas condições e saber quando utilizar ou não uma determinada ferramenta ou dinâmica é também um dos objectivos desta Oficina. Face a potenciais obstáculos ou condições não favoráveis à aplicação de uma determinada prática de grupo, o/a facilitador/a deverá conhecer outras técnicas, ferramentas, dinâmicas e abordagens que poderá aplicar. Como tal é também objectivo desta sessão partilhar informação sucinta de outras ferramentas e abordagens, a que os/as facilitadores/as poderão recorrer no futuro.
Após esta formação, dependendo da experiência prévia de cada participante, os/as participantes poderão estar aptos a facilitar grupos na criação de um sonho colectivo e a sua transformação num projeto de sucesso.


METODOLOGIAS DE Dinamização
Metodologia: técnicas ativas, colaborativas e criativas de animação de grupos; expositiva. Durante a sessão o método do Dragon Dreaming será também aplicado na prática, sendo o formador o facilitador.
 

DIA: 25 de setembro de 2018
HORÁRIO: 09h30 – 13h00 / 14h00 – 17h30
DURAÇÃO: 7horas
LOCAL: *Claustros do Palácio do Instituto Politécnico de Setúbal: Ladeira da Ponte de São Sebastião- 2900-564 Setúbal (junto ao Museu do Trabalho Michel Giacometti) [*sujeito a confirmação]
INSCRIÇÃO: gratuita
Público-Sujeito: Profissionais e Voluntários/as de organizações de intervenção social e comunitária que trabalhem diretamente com famílias
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a Parceiros/as do Projeto Retratos Tecidos em Manta; Associados/as (coletivos ou individuais) da EAPN Portugal
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: Todos/as os/as participantes receberão Certificado de Participação no final da sessão.
Dinamizador: André Vizinho. Facilitador com larga experiência em vários métodos, trabalha com investigação-ação-participativa desenvolvendo métodos participativos para o planeamento e gestão da paisagem, bem como para o desenvolvimento comunitário. Formação académica: Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, Mestre na viabilidade económica da gestão sustentável do Montado, licenciado em Engenharia do Ambiente.


As inscrições são limitadas a
25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 19 de setembro para:

 + info:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Setúbal
Av. D. João II, nº 14 R/C Dtº - 2910-548 Setúbal
Tel.: 265535330 Tlm: 963859266 e-mail: setubal@eapn.pt 

Comentários