Social Protection for All! How can the Social Pillar and SDGs build stronger welfare states? Policy Conference EAPN Europe, conta com Cidália Tomé Barriga


Social Protection for All! How can the Social Pillar and SDGs build stronger welfare states?
Policy Conference EAPN Europe - Brussels, 5th July 2018
É já amanhã que esta conferência promovida pela EAPN acontece. Entre a representação portuguesa está Cidália Tomé Barriga cuja voz se fará ouvir para deixar a seguinte mensagem:

"A proteção social em Portugal é muito importante na vida de quem vive com dificuldades, seja porque se está desempregado, ou porque mesmo que trabalhe o salário é tão baixo que mesmo assim é insuficiente para as necessidades básicas de um agregado familiar. Quem vive com salários deste gênero sem qualquer outro tipo rendimento, faz obrigatoriamente parte de um grupo vulnerável em risco alto, de pobreza. Nestes casos basta que um elemento do casal fique desempregado ou doente para que tudo se complique e tenhamos que recorrer aos apoios sociais. Os salários são muito baixos face ao custo de vida o que faz com que mesmo a trabalhar me encontre em sérias dificuldades para garantir os pagamentos das despesas mensais, renda de casa que é praticamente um ordenado, luz, água, gás, alimentação, conseguir pôr na mesa refeições em quantidade suficiente para alimentar a família o mês inteiro, no meu caso somos 4 torna tudo mais complicado. A proteção social ainda que longe da perfeição, tem-se tornado uma parte cada vez mais importante na vida de todos, mais ainda na vida dos mais pobres. Quando há um deslize, uma alteração na economia, uma crise como a que tivemos recentemente, as pessoas mais fragilizadas os mais pobres contam essencialmente com a proteção social do estado, ou de outra entidade de apoio social e esta é a única forma de sobreviver em tempos de maior dificuldade. Eu senti isto na pele quando eu e o meu marido ficámos desempregados com três crianças a cargo, tive que recorrer ao apoio social mais precisamente ao rendimento mínimo, não era suficiente para as necessidades que tínhamos na altura, de maneira nenhuma, mas foi o que nos permitiu suprir as necessidades mais básicas, tais como a alimentação. Neste momento estando os dois a trabalhar, os salários são tão baixos que continuamos a precisar de proteção social no acesso à saúde, educação e a habitação.
Por isso é devemos lutar no sentido de existir proteção social adequada, acessível a todos e todas os cidadãos/cidadãs. E um dos caminhos para que isso aconteça passa por se definir e implementar uma Estratégia Europeia de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social. A nível nacional, nós, EAPN Portugal, temos dado passos na construção de uma Estratégia Nacional, mas sabemos que a existir uma Estratégia, esta não deve estar alheada do contexto europeu. A pobreza é um problema europeu e mundial. Por isso é que os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e o Pilar Europeu dos Direitos Sociais são também tão importantes para o combate a este flagelo. É agora necessário dar o passo seguinte, e construir os alicerces para uma Estratégia para sua Erradicação."
+ info: www.eapn.eu

Comentários