ACONTECEU NO NÚCLEO DISTRITAL DE BRAGA



Práticas institucionais na intervenção com pessoas idosas debatidas em Vila Verde


"A EAPN Portugal/ Núcleo Distrital de Braga realizou, ontem, em parceria com o Município de Vila Verde (Rede Social), o workshop formativo “Práticas institucionais no contexto da intervenção com Pessoas Idosas".
Após um momento de contextualização teórica sobre paradigmas no envelhecimento, foram explanados e debatidos casos práticos na intervenção com pessoas idosas, em contexto institucional.

Com efeito, abordou-se, entre outras, a noção de Envelhecimento saudável que consiste no processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada. A capacidade funcional refere-se aos atributos relacionados com a saúde que permitem que as pessoas sejam ou façam aquilo que valorizam. Depende das capacidades físicas e mentais do indivíduo (capacidade intrínseca) e dos fatores ambientais.

Neste sentido, os objetivos das intervenções institucionais devem atender à maximização da capacidade funcional. Estes objetivos podem ser alcançados: construindo e mantendo a capacidade intrínseca, e dando a possibilidade aqueles que têm uma capacidade intrínseca diminuída de fazerem o que valorizam (OMS, 2015).

Perante os efeitos negativos associados à institucionalização, já estudados e devidamente identificados (ex. Isolamento da família, amigos e comunidade;  desmotivação para novas relações sociais; solidão – dado que atividades que promovem a interação social nem sempre conseguem anular o sentimento de solidão dos utentes; falta de privacidade; problemas de identidade; falta de autoafirmação; falta de sentido das atividades; oportunidades limitadas de reciprocidade ou de contributo), impõe-se a necessidade de mudar o paradigma das práticas institucionais.

Deste modo, em conjunto, analisaram-se e debateram-se estratégias de minimização ou anulação destes efeitos, através de exemplos práticos, com vista à contribuir para a melhoria das práticas institucionais. Por vezes, até pequenas mudanças trazem grandes melhorias no sentimento de bem-estar das pessoas institucionalizadas. Estas práticas devem basear-se em determinados pressupostos tais como: explorar os potenciais contributos dos utentes - no planeamento, implementação das atividades - enquanto facilitadores, etc./ conselhos de utentes; envolver as pessoas idosas nas decisões e atividades (auscultá-las não chega!); contribuir para a identificação de grupos existentes ou grupos potencialmente significativos para os utentes; dar-lhes o máximo controle possível; valorizar as preferências dos utentes; (etc.)." Isabel Amorim


 + info:
 Núcleo Distrital de Braga
EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza
Rua Ana Teixeira da Silva, n.º 34, 1º Esq.
4700-251 Braga
Tel. + 00351 253 331 001 Fax: + 00351 253 331 002

Comentários