AÇÃO DE FORMAÇÃO, Aveiro



Pobreza e exclusão social: um olhar nas crianças e jovens
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens assinou um Protocolo com a EAPN Portugal em julho de 2014 que visa estreitar as relações institucionais já consolidadas a nível local, procurando potenciar diferentes áreas nas quais ambas as entidades desenvolvem trabalho com créditos consolidados: diagnóstico/conhecimento, investigação, formação e partilha de experiências.
Uma das preocupações comuns é o aumento dos números da pobreza e exclusão social a nível nacional e a necessidade de atuar preventivamente a este nível, minimizando os danos desta situação no percurso de vida das crianças.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo I – Pobreza e exclusão social: dos conceitos à multidimensionalidade do fenómeno
1. Conceitos: pobreza, exclusão e pobreza infantil | 2. Multidimensionalidade das situações (visão sistémica/ trabalho em rede/ impacto da pobreza no quotidiano) | 3. Representações/ imagens da pobreza/ estereótipos.
Módulo II – A importância do diagnóstico nas situações de risco e perigo
1. Efetuar um diagnóstico participativo: partindo de histórias fictícias, por exemplo, ou de outra metodologia que possa suscitar o debate entre os participantes e que permita identificar os procedimentos de sinalização e acompanhamento – como, com quem, quando, etc. | 2. Pistas para abordagem: multidimensionalidade das situações – necessidade de ter em conta situações problema específicas (tráfico de menores, minorias étnicas, etc.) | 3. Recursos/ meios necessários/ atores a envolver | 4. Dificuldades sentidas pelas equipas | 5. Sugestões/ propostas para superar as dificuldades/ melhoria nas respostas.

OBJETIVO GERAL
Aumentar as competências dos profissionais das equipas das CPCJ ao nível do diagnóstico e prevenção das situações problema e fomentar o trabalho em rede.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reforçar e atualizar os conhecimentos em matérias relacionadas com a infância e juventude | Munir os profissionais que trabalham com crianças e jovens de instrumentos alternativos e inovadores passíveis de serem colocados em prática no seu quotidiano de trabalho.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Pretende-se com esta ação promover um espaço de aprendizagem, reflexão e discussão sobre algumas das áreas centrais ao nível da infância e juventude. Será um espaço interativo, fomentando a partilha de experiências, de conhecimentos e estratégias de forma a permitir dotar os formandos de competências e instrumentos úteis para a promoção de uma intervenção mais eficaz e próximas das crianças. A ação de formação apostará em metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal – método expositivo e participativo.



DIAS 21 e 28 de junho 2018
HORÁRIO 10:00 – 13:00 | 14:30 – 17:30
DURAÇÃO 12 h
LOCAL S. João da Madeira (em local e designar oportunamente)

PÚBLICO-ALVO Membros das Comissões Restritas e Alargadas das CPCJ do distrito de Aveiro
ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE Participação na FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação
FORMADOR: Equipa técnica da EAPN Portugal
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo / A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 18 de junho de 2018 para:
EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Aveiro
Estr. Nova do Canal, n.º 111, R/C Dto., 3800-236 Aveiro
T: 234 426 702 | Email: aveiro@eapn.pt


Comentários