Autocarro EMIN chega hoje a Lisboa






Ontem, o  ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José Vieira da Silva, abriu o seminário “Rendimento Mínimo Adequado: o investimento numa sociedade mais inclusiva” que teve lugar no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto. Na sua companhia estiveram o presidente da EAPN Portugal, Pe. Jardim Moreira e o vereador Fernando Paulo, da Câmara Municipal do Porto.

 Mas, afinal, o que é o EMIN? É uma rede informal de organizações e indivíduos comprometidos com a ideia de concretizar progressivamente o direito a sistemas de rendimento mínimo adequados, acessíveis e habilitadores. Reúne vários especialistas, profissionais, académicos e outras entidades que atuam na luta contra a pobreza e a exclusão social, interessados nestas questões.

O objetivo desta iniciativa europeia é sensibilizar e informar sobre a implementação de modelos de rendimento mínimo adequados, acessíveis e capacitadores, mobilizando a sociedade civil e entidades políticas nacionais e europeias para apoiarem a construção de uma Europa mais Social. Existem na UE cerca de 119 milhões de pessoas em situação de Pobreza e de Exclusão Social. Em Portugal existem 2 399 milhares de pessoas. E, como sabemos, sensibilizar para a importância dos Rendimento Mínimo Adequado constitui um investimento numa sociedade mais inclusiva.

Amanhã, dia 9, Dia da Europa, acontece outro encontro: “Como Construir uma Europa dos Cidadãos?”, que terá lugar no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia.

+ info:
Departamento de Comunicação
Rua Costa Cabral, 2368
4200-218 Porto
Tel: 225420800/ 225420804

Comentários