ACONTECEU EM VISEU


Seminário “Pobreza e Exclusão Social – contributo para um Estado de conexão”

"Aconteceu, no passado dia 16 de novembro, em Viseu, o Seminário “Pobreza e Exclusão Social – contributo para um Estado de conexão”, organizado pelos Núcleos Distritais de Viseu, Aveiro e Guarda da EAPN Portugal e o Instituto Politécnico de Viseu, designadamente, a Escola Superior de Educação.
Para além de ter constituído um contributo para o trabalho colaborativo entre os Núcleos Distritais da EAPN Portugal, enquanto meio de impulsionar novas formas de pensar e agir nos territórios, a iniciativa pretendeu contribuir para a territorialização do debate sobre a pobreza e exclusão social aos níveis europeu, nacional e local e refletir sobre a intervenção com grupos sociais mais vulneráveis, perspetivando a complexidade e multidimensionalidade da pobreza e da exclusão social.
Assim, no período da manhã foi lançado o debate sobre a conceção das Medidas de Política Social e sobre o modelo de Governação que lhes está subjacente e que serve a sua implementação. Contámos neste âmbito com as intervenções de Paula Cruz, da EAPN Portugal, e de Sílvia Ferreira, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
No painel da tarde, colocaram-se em evidência experiências de trabalho social dos três Distritos, enquanto demonstrações efetivas da implementação daquelas Medidas. Tendo como premissa a especificidade, multiplicidade e complexidade de territórios e de realidades sociais que lhes são, de alguma forma, transversais, as problemáticas centrais do debate foram o bem-estar das famílias, das crianças e jovens, das pessoas idosas e das pessoas em situação de desemprego. Para tal, tivemos as intervenções da Associação de Jovens Ecos Urbanos (Aveiro), que apresentou as suas Oficinas Criativas, o Programa Guarda + 65, a Câmara Municipal da Guarda e o Núcleo Distrital da Guarda da EAPN Portugal, com a experiência do Grupo de Trabalho do Envelhecimento Ativo, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica de Viseu e o Projeto Click da EAPN Portugal, enquanto experiência transversal aos territórios na área da empregabilidade.
A iniciativa foi muito participada, tendo contado com a presença de cerca de 200 pessoas, e deixou no ar expetativa face à continuidade deste trabalho conjunto dos três Distritos. Estamos neste momento a um passo de lançar uma proposta de aprofundamento e consolidação de temáticas e metodologias e trabalho suficientemente arrojada e propulsora do potencial de sinergias claramente evidenciadas nesta realização."



Comentários