Projeto PACT - As pessoas primeiro! - a opinião de Luis Martín



Estratégias combinadas geram inovação

Por: Luis Alberto Barriga MartínLicenciado em Trabalho Social, Mestre em Intervenção Social e gestor de Serviços Sociais no Governo Regional de Castela e Leão, Espanha
Podemos melhorar os serviços dirigidos às pessoas em risco de exclusão social? Podemos integrar os serviços que essas pessoas recebem das diferentes instituições, sejam públicas ou privadas? Que impactos positivos obtêm os beneficiários quando diferentes profissionais se comunicam com uma linguagem comum, trocam informação e partilham modelos? Podemos partilhar todo o conhecimento disponível para encontrar ontologías de um fenómeno tão complexo como a exclusão social? De que adaptações precisaria o sistema?
Projecto PACT (Pro Active Case-based Targeted model) tenta dar resposta a estas e outras perguntas através de uma experiência que se está a levar a cabo na região de Castilla e León (Espanha) e que é cofinanciada pela Comissão Europeia dentro do programa EASI.
A experiência que reportamos quer gerar aprendizagens como resultado da implementação dos princípios do Social Investment Package (SIP) aplicados à intervenção social com pessoas e famílias que se encontrem numa situação de risco de exclusão.
O desafio surgiu em grande medida por meio dos impactos generalizados que a crise económica e financeira teve na população espanhola: aumento desmedido do desemprego, diminuição de vencimentos, elevado endividamento familiar e conseguinte saturação do sistema de serviços sociais que, desde 2010, tem enfrentado um acréscimo exponencial da procura, ao mesmo tempo que surgiram novas formas de exclusão num contexto de contração orçamental.
O Sistema de Serviços Sociais de Responsabilidade Pública de Castilla e León (1) já tinha apostado previamente em duas linhas estratégicas chave para alcançar progressos na inovação social.
Por favor continue a ler AQUI

Comentários