Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Não podemos cair nem em pessimismos nem em otimismos. É sensato, talvez, pensarmos um pouco como William G. Ward e acreditarmos que mais do que “nos queixarmos do vento ou esperarmos que ele mude”, o mais realista, “é ajustarmos as velas”. E, de certa forma, é o que estão a fazer todos aqueles que estão absolutamente comprometidos, quer a título individual, quer coletivo, com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nesta agenda universal, aprovada a 25 de Setembro de 2015 por 193 estados da ONU, estão coligidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e delineadas 169 metas.

Recentemente, um relatório da ONU pediu esforços acelerados para alcançar os ODS. “Se o mundo quiser erradicar a pobreza, enfrentar as mudanças climáticas e construir sociedades pacíficas e inclusivas para todos até 2030, são necessários mais esforços para desenvolver esse progresso”. A informação consta de um documento apresentado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, em Nova Iorque, durante um fórum político decorrido em julho.

Este mudar o mundo, está visto, requer uma mudança individual, de cada cidadão. Por muito que cumprir os 17 ODS nos possa parecer algo, numa primeira leitura, apenas da esfera do poder político. Não é. Passa também pela consciência de cada um, de cada pessoa que se inteire e assuma essa responsabilidade no seu gesto singular do quotidiano. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento sustentável assenta, de forma geral, em três pilares: económico, social e ambiental.

Por favor continuar a ler AQUI

Comentários