Realidade ou Utopia?


ERRADICAÇÃO DA POBREZA


REALIDADE OU UTOPIA?


Eduardo Paz Ferreira aceitou o desafio e estará connosco
no Teatro da Trindade, em Lisboa, a debater este tema.
Esta é a questão colocada a um conjunto de personalidades nacionais, reconhecidamente inspiradoras e originárias de áreas tão variadas quanto o jornalismo, desporto, teatro, música, moda, entre outras.
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição.
As inscrições devem ser enviadas para mj.vicente@eapn.pt
"Eduardo Paz Ferreira (Professor Universitário)
Eduardo Paz Ferreira lançou recentemente o livro Por uma Sociedade Decente, que dá continuidade a uma intensa actividade editorial e cívica.
A esse propósito, José Tolentino Mendonça escreveu: “Eduardo Paz Ferreira é um mestre. A sua voz, cada dia mais fundamental, distingue-se no Portugal contemporâneo”.
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Decano do Grupo de Ciências Jurídico- Económicas. Cátedra Jean Monnet em economia comunitária. Presidente dos Institutos de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) e Europeu (IE) e coordenador do Centro de Investigação CIDEFF da Faculdade.
Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa e do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina Dentária. Foi presidente da assembleia de Representantes, do Conselho Pedagógico e do Instituto de Cooperação da FDUL.
Orientou largas dezenas de dissertações de doutoramento e mestrado e leccionou em universidades angolanas, brasileiras e moçambicanas. Tem uma vasta obra científica nas áreas das finanças públicas, do direito financeiro, do direito fiscal, do direito da concorrência e da regulação, do direito europeu, do direito internacional do desenvolvimento e dos mercados financeiros.
É presidente do Observatório da Concorrência, Fundou e é director da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal e presidente do Conselho Científico da revista Regulação e Concorrência, igualmente por si fundada.
Foi Chefe de Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Medeiros Ferreira, vogal do Conselho Superior do Ministério Público e do Instituto de Gestão do Crédito Pública e integra, há largos anos, os júris de selecção dos juízes do Tribunal de Contas. Presidiu à Associação Fiscal Portuguesa.
Preparou diversos ante-projectos de lei, especialmente nas áreas da dívida pública, fiscalidade, finanças regionais, finanças locais, sector empresarial do Estado e sector empresarial autárquico.
Sócio fundador da Eduardo Paz Ferreira e associados, sociedade de advogados.
Foi presidente do Conselho Fiscal e da Comissão de Auditoria da Caixa.
É sócio-correspondente da Academia de Ciências (Secção de Economia).
Tem organizado dezenas de conferencias sobre temas económicos e jurídicos e acompanhado, de modo especial, a crise de 2008 e os seus desenvolvimentos posteriores. As suas obras mais recentes incluem: Conferência Crise, Justiça Social e Finanças Públicas(co-organizador), Colecção Colóquios IDEFF, 2009. 25 Anos na União Europeia – 125 Reflexões, (coordenador), Almedina, 2011, Troika – Ano II (co-organizador), Edições 70, 2012, A Austeridade Cura? A Austeridade Mata (coordenador)?, AAFDL, 2013, Crónicas de Anos de Chumbo, Edições 70, 2013, Da Europa de Schuman à não Europa de Merkel, Quetzal, 2014 e Encostados à Parede – Crónicas de novos anos de chumbo, Quetzal, 2015.