Lançamento da campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”


LANÇAMENTO DA CAMPANHA

“Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”


" A EAPN Portugal, através dos seus Núcleos Distritais de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu, vem por este meio convidar V/ Exª e/ou a Instituição que representa a estar presente nos dias 16 e 17 de Junho de 2016 em Coimbra, para o lançamento da nossa campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”.

Esta campanha surge com base nos resultados do Projeto Bem me Quer, Mal me Quer, que visou perceber as representações sociais dos técnicos relativamente aos grupos mais vulneráveis.
Assim, de acordo com a perceção de que ainda existem várias representações negativas e diversos estereótipos, e após uma reflexão conjunta entre técnicos da EAPN Portugal e membros dos Concelhos Locais de Cidadãos em que se estimulou o espírito crítico e o empowerment, foi criada a referida campanha, incidindo sobre alguns dos grupos que são alvo dos preconceitos, nomeadamente: Idosos, famílias pobres, comunidades ciganas e migrantes, pessoas com deficiência, sem abrigo, ex-toxicodependentes e ex-reclusos e desempregados.
A apresentação desta campanha incidirá inicialmente, durante a tarde de 16 de junho, altura em que iremos dinamizar uma Mesa Redonda com a participação de pessoas que já vivenciaram situações de discriminação e que irão abordar os preconceitos e estereótipos associados aos grupos mais vulneráveis. 
Posteriormente, na manhã de dia 17 de junho, iremos apresentar a campanha, distribuir os materiais  e refletir em conjunto sobre a forma como podemos contribuir para a desmistificação destes preconceitos de que são alvo os públicos referidos. 
Neste âmbito, gostaríamos de poder contar com a sua estimada presença dias 16 e/ou 17 de Junho, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, conforme programa em anexo. 

As inscrições são gratuitas e devem ser remetidas para o e-mail do Núcleo Distrital de Coimbra – coimbra@eapn.pt - até dia 14 de junho, referindo nome e entidade.