ESTRATÉGIAS COM SUCESSO NA INTERVENÇÃO COM PESSOAS E FAMÍLIAS EM
SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
As pessoas/ famílias muito
vulneráveis, que vivem em contextos de pobreza/exclusão social, encontram-se
entre os grupos populacionais que enfrentam mais dificuldades, ao mesmo tempo
que se incluem nos grupos mais difíceis de ajudar. Não raras vezes, estes
públicos/famílias são apontados como sinónimo de “fracasso” na intervenção
social, pois o envolvimento com os sistemas sociais tende a prolongar-se no
tempo sem que ocorra uma significativa melhoria na sua qualidade de vida.
Profissionais e pessoas/famílias entram assim, num “ciclo de desespero”,
gerador de sentimentos de ineficácia e impotência em todos os envolvidos (públicos/famílias,
profissionais, instituições) que tornam as expectativas de sucesso diminutas ou
inexistentes. Partindo de e para o conhecimento dos profissionais que trabalham
com estas populações, esta formação pretende repensar as formas de intervir e
de capacitar os públicos e as famílias vulneráveis, reciclar conhecimentos e
competências, abordando estratégias de sucesso na intervenção social.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
1. Os
clientes/famílias muito vulneráveis: caracterização
2.
O atual momento entre paradigmas na intervenção social: das
abordagens centradas nos problemas às abordagens colaborativas (centradas nas
soluções e nas forças)
3.
As estratégias com sucesso na intervenção social
4.
A gestão de caso como estratégia colaborativa
5.
A figura do gestor de caso: competências e ações para fortalecer
uma prática colaborativa
6.
A centralidade da relação: estratégias para envolver os clientes
na intervenção
7.
Desafios
que se colocam ao interventor
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OBJETIVO
GERAL
Nesta ação de formação, pretende-se refletir sobre o papel do(a) técnico(a)/
interventor(a)/ gestor(a) de caso na intervenção com públicos muito
vulneráveis, com especial enfoque na compreensão e desenvolvimento das
abordagens colaborativas (centradas nas competências) e na relação
profissional-cliente.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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Compreender a relevância da implementação das abordagens colaborativas no atual
contexto da intervenção social junto de pessoas e famílias em situação de muita
vulnerabilidade social
-
Identificar estratégias, técnicas, atitude para desenvolver uma abordagem
colaborativa junto de públicos/ famílias vulneráveis
-
Explorar os desafios que se colocam à operacionalização das abordagens
colaborativas e abordar possíveis estratégias para a superação destes
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Privilegia-se o uso de metodologias participativas e
dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: método
interativo e expositivo. Avaliação contínua de pergunta-resposta entre
formador e formandos; realização de exercícios práticos durante a sessão.
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DIAS
4 e 5 de Maio de 2016
HORÁRIO
das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
DURAÇÃO
14 horas
LOCAL
AIMinho – Sede de Braga (Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, 45 – Ap. 99,
4711-954 Braga)
INSCRIÇÃO
Associados da EAPN Portugal: 35€ //
Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO
Técnicos(as) superiores, coordenadores(as), gestores(as) e dirigentes de entidades
públicas e privadas, de/ com intervenção social.
ÁREA DE FORMAÇÃO
762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Contínua, de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Número de ordem de receção da ficha de inscrição// Associado da EAPN Portugal
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO implica
a Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação
FORMADOR/A Sofia Rodrigues. Doutoranda em Psicologia na Universidade de
Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em
Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar;
Desenvolve diversas atividades de consultoria, supervisão e formação para
profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social com
famílias muito vulneráveis e metodologia PhotoVoice. Tem participado em
diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Acresce a
participação e condução em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no
estrangeiro. É co-autora de diversos artigos científicos, capítulos de livros
nacionais e internacionais e revistas internacionais na área da psicologia,
intervenção comunitária, pobreza e exclusão social e cidadania.
As inscrições são limitadas a 18 participantes e devem ser
enviadas até ao dia 22 de Abril para:
EAPN Portugal / Núcleo
Distrital de Braga
Rua Ana Teixeira da
Silva, N.º 34, 1º Esq.- 4700-251 Braga