“A mais bela fogueira começa com pequenos ramos – direitos humanos, cidadania e participação”




«Decorreu no dia 3 de novembro, no auditório do Museu da Vila Velha, em Vila Real duas sessões intituladas “A mais bela fogueira começa com pequenos ramos – direitos humanos, cidadania e participação” direcionada as comunidades ciganas vila realenses, promovida pelo município de Vila Real, em parceria com o Núcleo Local de Inserção de Vila Real e Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal (entidade facilitadora das sessões).
O objetivo destas sessões foi o de contribuir para a integração das comunidades ciganas na cidade de Vila Real debatendo os direitos e deveres dos cidadãos portugueses, exercício de cidadania e participação cívica sempre fazendo a ponte com as comunidades ciganas e a cultura cigana nos espaços territoriais e habitacionais, nomeadamente em contexto de habitação social, mas também em contexto de comunidade inserida na cidade de Vila Real.
Foi permitida, com a participação de todos, a realização de exercícios  com base em metodologias participativas, e foi notória a participação, envolvimento e motivação que estes participantes demonstraram ter ao longo dos exercícios. O tema declaração universal dos direitos do Homem foi amplamente discutido tendo sido muito interessante verificar que na prática estes participantes reconheceram grande parte dos direitos e deveres descritos nesta declaração. A ponte com a realidade destas comunidades no espaço bairro (habitação social e cidade, relações de vizinhança e espaço doméstico), a importância da educação e escolarização, saúde, liberdade de expressão foram claramente evidenciados pelos grupos.
Uma das nossas ideias chave que foi compreendida por todos: estas sessões não pretendem acabar com a cultura cigana, mas pretendemos que as comunidades ciganas, com a sua cultura e tradições,  vivam numa sociedade inclusiva. Neste sentido, as comunidades ciganas tem de conviver e incluir as comunidades não ciganas e vice-versa.
Em termos de nº de participantes participaram um total de 21 pessoas: 12 pessoas de manhã (mulheres apenas); 9 pessoas de tarde (7 mulheres e 2 homens).
No final de cada sessão foi verbalizada pelos participantes a vontade em continuar com estas sessões explorando outros temas como saúde, educação, emprego, exclusão social, proteção social.»


Catarina Oliveira | Técnica do Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal