Ontem e hoje, na Guarda


I Jornadas Ibéricas sobre Participação

«Para a EAPN Portugal, a participação das pessoas em situação de pobreza e exclusão social encontra-se na raíz do pensamento e da filosofia de atuação da organização - “Dar voz às pessoas que normalmente não a têm, em quase nenhuma circunstância”. Neste sentido, tem vindo a promover a cidadania e a participação destes cidadãos através de movimentos de cidadania, quer a nível distrital – Conselhos Locais – quer a nível nacional - Conselho Nacional - e ainda a nível europeu, com... a participação no Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza e de Exclusão Social que decorre desde 2001. O Conselho Nacional, assim como os respetivos Conselhos Locais, são resultado de um trabalho que a EAPN Portugal tem desenvolvido desde 2002, altura em que auscultou pela primeira vez, de forma participada, cidadãos que beneficiavam do Rendimento Mínimo Garantido. Desde 2009 este trabalho foi assumido como uma prioridade da Organização no cumprimento da sua missão. É tendo por base este trabalho que consideramos importante incluir no plano de ação do Conselho Nacional de Cidadãos um encontro em parceria com a EAPN Espanha no sentido de conhecer e de partilhar estratégias de promoção de participação destas pessoas. Os cidadãos que vivenciam estas situações constituem assim um grupo fundamental na abordagem das políticas de intervenção social, pois são peritos das suas próprias vivências.
Objetivos
Promover o intercâmbio entre pessoas que vivenciam ou já vivenciaram situações de pobreza e de exclusão social e que trabalham (direta ou indiretamente) com a EAPN Espanha ou com a EAPN Portugal
- Conhecer os processos de participação promovidos pelas duas redes nacionais (Espanha e Portugal)
- Identificar dificuldades e estratégias de enfrentamento dos problemas que são acionadas por estes cidadãos, assim como a definição de áreas prioritárias de atuação em conjunto.
- Reflexão por parte das pessoas que experienciam uma situação de vulnerabilidade social tendo como base a construção de uma sociedade que respeita e tem presentes os direitos humanos.