Inquérito à empregabilidade pode ser respondido até 31 de Agosto


Inquérito à empregabilidade nas Organizações da Economia Social - 
prolongamento do preenchimento até 31 de Agosto


(NOTA: Caso já tenha preenchido o questionário à empregabilidade na Economia Social, por favor não tenha em conta a presente informação. Relembramos que numa primeira fase as organizações responderam ao nosso apelo de colaboração apenas indicando os seus contactos e se desenvolviam práticas de empregabilidade. Destacamos que esta colaboração não foi, efectivamente, o preenchimento do questionário, mas apenas um contributo para a criação da base de dados. O preenchimento efectivo do questionário é o que abaixo solicitamos nesta actual fase.)

A EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com o Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (DS – UBI) e ao abrigo de um protocolo com o IEFP, IP encontram-se a desenvolver um estudo que pretende caracterizar as organizações da economia social em Portugal, no que respeita a práticas de empregabilidade, particularmente à aplicação de políticas ativas de emprego. No seio destas, o estudo incidirá nas políticas que o próprio IEFP sinalizou como sendo aquelas às quais mais recorrem as organizações da Economia Social, sendo estas os Estágios Emprego, Estímulo 2013, CEI e CEI +. Interessam-nos também captar outras iniciativas promotoras de empregabilidade, nomeadamente organizações que actuem como entidades mediadoras integrando Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) e ainda que dinamizem práticas de empregabilidade sem ligação direta com o IEFP, como são exemplo Clubes de Emprego, Grupos de Entreajuda, Contratos Locais de Desenvolvimento Social, entre outros. Se a sua Organização conta com colaboradores ao abrigo de políticas ativas de emprego ou desenvolve práticas de empregabilidade, este é o momento de se pronunciar.

Salientamos que após um estudo realizado pela EAPN em torno do universo das ONG em Portugal em 1994 e em 2011, o presente estudo analisa este universo do ponto de vista da empregabilidade, um domínio que nestes anteriores momentos de investigação foi já destacado pelas ONG como área prioritária de intervenção.  O momento atual também nos vem demonstrar a importância de todos os instrumentos que possam aumentar o conhecimento da realidade da empregabilidade no universo da Economia Social, um domínio de destaque no combate à pobreza e exclusão social, para o qual pretendemos, em parceria, pensar e agilizar soluções e respostas eficazes.

A primeira fase deste estudo passa pela aplicação de um inquérito por questionário ao maior número possível de Organizações da Economia Social. O presente contacto com a vossa organização pretende assim solicitar a vossa colaboração através do preenchimento do questionário disponível no seguinte link:

http://goo.gl/uoWaaS


Nota de Preenchimento
Devido a alguns contactos de entidades que já preencheram o presente questionário informamos que, relativamente a eventuais períodos de tempo curtos de expiração do inquérito (estando definido o período de 2 horas, mas podendo existir falhas de servidor não previstas) podem ser resolvidos com a operação de guardar questionário para preenchimento posterior.  Deve assim ir guardando o questionário pontualmente de modo a não expirar a sessão e perder os dados introduzidos.
Esta operação de guardar para preenchimento posterior pode ser efetuada mais do que uma vez. Na primeira vez que a fizer terá de atribuir um nome e uma senha e o seu email. Esses dados serão-lhe enviados para o email que indicar juntamente com um link. Através desse link poderá aceder ao questionário já parcialmente preenchido o nr de vezes que pretender,  embora a opção de guardar já não apareça definida abaixo, o inquérito estará sempre guardado até ser terminado. Desta forma poderá sempre voltar atrás para verificação.
 Em anexo segue uma versão PDF do questionário para conhecimento do conjunto da informação solicitada no sentido da sua melhor compreensão e para a decisão da pessoa mais indicada no interior da Organização para responder a este.
 Qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar-nos através dos seguintes contactos:
e-mail liliana.pinto@eapn.pt, julio.paiva@eapn.pt ou pelo telefone: 22 542 08 08.
O prazo de preenchimento do questionário é até 31 de Agosto de 2014
Muito obrigada pela colaboração!