Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza a todo o vapor




Lançamento oficial da iniciativa pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social
15 a 19 de Outubro

Hoje, em Lisboa, decorreu o lançamento oficial da Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que decorre entre 15 e19 de Outubro. Estas iniciativas visam assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, próximo 17 de outubro.

No lançamento apresentou-se a iniciativa que decorre desde 2010, Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social, e deu-se a conhecer a agenda deste ano que conta com a participação de 64 instituições e 121 actividades, que decorrem em 18 distritos e que, de acordo com a comissão executiva do evento chegará a mais de 250 mil pessoas.

Hoje, às 17 horas, no Dolce Vita Tejo, terá lugar a inauguração de uma exposição de fotografia com testemunhos das iniciativas dos anos anteriores. A agenda, que conta já com cerca de 70 iniciativas a realizar em todo o país, pode ser consultada no blog do evento.


Enquadramento:

Em 2010 perto de 16% da população europeia encontrava-se em risco de pobreza. Em Portugal, esta percentagem era de 17,9% em 2009 e segundo os dados provisórios do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) publicado pelo INE referente aos rendimentos de 2010 aumentou para 18%.

A crise económica agravou esta situação, expondo ainda mais os grupos vulneráveis. Como tal, a UE deve continuar a intensificar os seus esforços nesta luta, uma vez que se trata de uma questão fundamental nesta nova década, onde é desejável um crescimento sustentável e inclusivo. A redução da pobreza é o motor para esse crescimento.

De acordo com as organizações promotoras* «é necessário dar continuidade às iniciativas levadas a cabo desde 2010, porque mais do que nunca é necessário reafirmar e reforçar o empenho político em tomar medidas com impacto decisivo no que respeita à erradicação da pobreza».

Com esta iniciativa pretende-se mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a problemática da pobreza e da exclusão social, enquanto efetivas violações dos mais elementares Direitos Humanos.

+ INFO
* (Núcleo Executivo da Iniciativa: AMI, Amnistia Internacional, Animar, Comissão Social de Freguesia de Santos-o-Velho, EAPN Portugal e a Fundação Aragão Pinto)