"Woundscapes: sofrimentos, criatividade e vida nua"



CONVITE: «Venho por este meio convidar-vos para a inauguração da exposição Woundscapes: sofrimentos, criatividade e vida nua, que terá lugar no dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, no Pavilhão Preto do Museu da Cidade em Lisboa pelas 18 horas.

A exposição, desenvolvida a partir de uma pesquisa etnográfica sobre os itinerários de sofrimento e de cura dos imigrantes da Grande Lisboa, conta também com os apoios da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Câmara Municipal de Lisboa, do Alto-Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural, e do ISCTE-IUL.

O material multimédia constante da exposição percorre as narrativas daquelas populações em trânsito, em busca da cura, do refúgio, ou apenas de uma alternativa, cuja voz é frequentemente silenciada, e que aqui se expressam através da meios criativos e artísticos. Oriundos na sua maioria dos Países de Expressão Portuguesa, esta mostra é também um apelo à diversidade cultural e à pluralidade terapêutica desses circuitos migratórios que se apropriam dos espaços visíveis e invisíveis da cidade de Lisboa. Refugiados políticos, crianças de rua, pacientes mentais, indocumentados perseguidos, contam as suas histórias através do corpo e da arte: teatros, rituais, mapas de prisão e liberdade. 

Participam como investigadores e artistas: Angela Allegria, Andreia Páscoa, Chiara Pussetti, Clara Saraiva, Cristina Santinho, Filipe Reis, Justine Lemahieu, Letícia Barreto, Lorenzo Bordonaro, Sara Serrão, Vitor Barros.»