Guia para a promoção da participação social dos Jovens Ciganos


Nota Editorial
O combate à pobreza e à exclusão social não é apenas da responsabilidade das organizações sociais e dos seus profissionais, mas também da sociedade em geral. Esta perspectiva implica a promoção de uma cidadania ativa, do envolvimento e participação de todos, designadamente daqueles que vivenciam estas situações. De acordo com os seus estatutos, a EAPN Portugal “procura sempre que possível desenvolver atividades que envolvam os próprios visados, no sentido de garantir que a sua participação é efetiva e uma garantia de que os resultados do nosso trabalho são o espelho das suas preocupações e necessidades concretas.”
Neste contexto a EAPN Portugal tem apostado em metodologias que favoreçam e ativem o envolvimento das comunidades ciganas no sentido de garantir uma participação efetiva e organizada na definição dos seus processos de inclusão: “Intervir para eles mas, e acima de tudo com eles…”.
Assim, esta publicação surge no sentido de dar voz aos jovens ciganos que enfrentam grandes desafios fruto das mudanças que se verificam na sociedade atual e na necessidade de garantir a sua identidade cultural. Estes atores são elementos-chave na inclusão das comunidades ciganas, apostando na interculturalidade e em valores como a igualdade e a solidariedade.
Este guia constitui um instrumento importante para os jovens ciganos obterem consciência do seu papel no combate à pobreza e exclusão e na construção de uma sociedade mais inclusiva. Uma sociedade que promova o respeito pela diversidade cultural permitindo, de uma vez por todas, o exercício de uma cidadania plena e a dignidade de todos os cidadãos. Pretendemos, igualmente, que o presente guia seja uma mais-valia e um recurso para os diversos profissionais que trabalham com os jovens no sentido de construir novos espaços de participação e de cidadania. Espaços que devem respeitar as diferenças e promover as condições que permitam a estes jovens realizarem aprendizagens e o seu próprio percurso de inclusão.
Agradecemos, desde já, à Fundación Secretariado Gitano pela colaboração, disponibilidade e oportunidade em apresentar este guia em Portugal, visto que valoriza e promove uma verdadeira cultura de participação.
Com pequenos passos, a EAPN Portugal pretende contribuir para uma sociedade verdadeiramente intercultural, reconhecendo e respeitando a identidade cultural dos cidadãos e promovendo o envolvimento e a implicação de todos os intervenientes! Sabemos que os desafios são muitos, mas é necessário transformar estes desafios em oportunidades. Enfrentá-los implica mudanças tanto no modo como as orientações estratégicas são concebidas como as práticas de intervenção são desenvolvidas. Mudanças que são decisivas e fundamentais se queremos realmente uma sociedade multicultural e intercultural, uma sociedade mais justa e inclusiva.
Pe. Agostinho Jardim Moreira
Presidente da EAPN Portugal