EAPN reúne em Portugal...



...e seminário pede novo coração para a Europa

«Este encontro, apesar de ter uma vertente interna e externa, visa essencialmente uma reflexão sobre a Europa, nomeadamente a Europa Social, num momento crítico da sua história. Aliás, se a Europa estivesse bem, o seminário que antecede a Assembleia Geral da European Anti Poverty Network [EAPN] não apelava à necessidade de um novo coração para a Europa. Se precisa, é porque não está bem», diz o Presidente da EAPN Portugal, Padre Jardim Moreira, a propósito da 22ª Assembleia Geral da EAPN, a realizar em Lisboa, entre 16 e 18 de Junho.

A primeira vez que este encontro se realizou em Portugal, foi no Porto, há 13 anos. Desta vez a iniciativa traz ao País, delegações de 26 países da União Europeia, bem como outras organizações, nomeadamente a Eurochild, a Age Platform e a Feantsa.

«Repensar o caminho da Europa, pois corre o risco de se desintegrar, é outra das razões porque nos vamos reunir e debater», explica o Padre Jardim Moreira, acrescentando «é urgente uma nova forma de olhar e agir no que respeita às questões da pobreza e exclusão social». No ano em que a EAPN Portugal comemora 20 anos de trabalho no País, recebe esta semana, não só a “casa mãe” mas toda uma panóplia de organizações e parceiros que atuam nesta esfera das políticas sociais. «É necessária uma nova vitalidade, novos valores, ou melhor, valores que fundaram a Europa e que perderam espaço para a tecnocracia. Temos de recentrar a nossa ação, temos de colocar os valores humanistas e espirituais no centro de tudo o que nos leva a agir. Só assim, podemos combater a crise que assola a Europa e o Mundo.

Apesar de ser um encontro voltado para a reflexão interna da organização, o evento conta, ainda, com uma iniciativa aberta ao público: uma conferência intitulada “A Europa Precisa de Um Novo Coração – o sector voluntário e a luta contra a pobreza e a exclusão social: prioridades, estratégias, objectivos, ações…”. O debate está agendado para o dia 15 de Junho, às 14.30 horas, na Fundação Calouste Gulbenkian.

«Refletir sobre grandes temas como o voluntariado, o terceiro sector e a Europa, através de uma metodologia inovadora que apela à originalidade e à criatividade de cada um dos convidados, é um dos objectivos do encontro», explica Sandra Araújo, coordenadora nacional da EAPN Portugal. «Visamos uma maior interação ente o público e a plateia. Queremos que deste debate surjam novas ideias, caminhos, rumos para se continuar a luta contra a pobreza e a exclusão social», diz Sandra Araújo.

Paralelamente e sob o mesmo mote - A Europa Precisa de um Novo Coração - decorre uma exposição fotográfica que pode ser visitada até 30 de Junho, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Comentários