Inserção Profissional de Públicos Vulneráveis

Debater a inserção profissional de públicos vulneráveis e a pertinência do método IOD (Intervention sur l’Offre et la Demande/ Intervenção sobre a Oferta e a Procura) apresentado em Portugal, pela primeira vez, em 2009, pelo Professor Denis Castra, presidente da associação TRANSFER-IOD (www.transfer-iod.org), é o objetivo deste seminário agendado para o dia 15 de fevereiro, em Lisboa.


"Inventar novos recursos para a inserção profissional das pessoas em dificuldade no acesso ao emprego" é a grande missão daquela associação francesa, promotora deste método apoiado na investigação científica desenvolvida pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Bordéus e, ainda, pela prática quotidiana das organizações francesas e belgas envolvidas no projeto.

«O método IOD não parte do projeto pessoal, pretende chegar a ele. Mobiliza intervenções para a inserção que o precedem, não o contrário. As estratégias convencionais de inserção partem do projeto para atingir colocação profissional. Este método contraria essa estratégia. Defende que deve, primeiro, proceder-se à colocação profissional do indivíduo para que, reunidos os meios, ele possa formular um projeto pessoal exequível», explica Júlio Paiva, sociólogo da EAPN Portugal.

Daí que o método IOD assente «não no diagnóstico mas nas propostas. Ao candidato compete aceitar ou não, uma das que lhe são feitas. Aceitando, depois de ter tido a liberdade de a recusar, implica-se nela e afasta-se, autonomamente, dos mecanismos de inserção convencionais, esses sim, impostos e não escolhidos, razão provável do seu insucesso», diz o sociólogo.

Este e outros temas serão abordados nesta iniciativa co-organizada pela EAPN Portugal e pela Artenave e o seu Centro de Reconhecimento e Competências. O seminário terá lugar no auditório do instituto de Emprego e Formação Profissional de Xabregas.

Programa e inscrições aqui.

Comentários