O impato do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social

Fazer o balanço e perspetivar linhas de ação para o futuro é o objetivo do seminário que irá abordar o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES), assinalado o ano passado. A EAPN Portugal, promotora da iniciativa, convidou não só os técnicos da organização como, também, especialistas externos para uma reflexão conjunta. O encontro está agendado para o próximo dia 27 de janeiro, às 09.00 horas, no auditório da Universidade Católica Portuguesa e convida, ainda, a uma compreensão e reflexão das ações desenvolvidas no desenrolar do AECPES.

O seminário prevê a realização de três Mesas-Redondas onde serão debatidos dezoito projetos que a EAPN Portugal, através dos seus núcleos distritais, operacionalizou por diferentes regiões do país. Comentadores externos aquela organização não-governamental, a trabalhar há quase 20 anos, em Portugal, procedem à orientação dos três polos temáticos que estruturam o encontro. Paralelamente, no átrio da universidade, decorre uma exposição com os materiais de divulgação usados na cerimónia oficial de encerramento do AECPES, no passado dia 10 de dezembro.
“A importância do trabalho em rede na luta contra a pobreza” é a primeira Mesa-Redonda, comentada por Fernanda Rodrigues, coordenadora do Plano Nacional para a Inclusão, e irá abordar os seguintes projetos de vários pontos do país: Luta contra a pobreza: um novo projeto de cidadania (Douro); Olha para a pobreza com olhos de ver (Dão Lafões); Nós – Baixo Mondego 2010 (Baixo Mondego); Sensibilizar, Informar e Mobilizar (Alto Trás-os-Montes); Reinventarte (Grande Porto) e Trabalhar em rede pela inclusão social (Alto Alentejo).

Por sua vez, António Cardoso Ferreira, médico de saúde pública, ligado ao desenvolvimento local, comentará a Mesa intitulada ”A participação dos públicos desfavorecidos”. Nesta perspetiva serão abordados mais seis projetos nacionais: Novas Rotas no combate à pobreza e à exclusão social (Tâmega); Connosco – Uma comunidade em rede no combate à pobreza (Beira Interior Norte); Entrelaçar… Olhares, vontades e ideias por uma inclusão social (Península de Setúbal); Ave mais solidário (Vale do Ave); 10Contruir (Cávado) e Mobiliza-te contra a pobreza e a exclusão social (Pinhal Litoral).

Pela inclusão social na Grande Lisboa: sensibilização, mobilização e debate (Lisboa); Localizar o social e socializar o local (Baixo Alentejo); Uma fatia de bolo, Assinatura da declaração contra a desigualdade e a pobreza (Minho – Lima); A favor da inclusão social (oeste); Redes para a inclusão (Baixo Vouga) e (RE)VER a pobreza (Lezíria do Tejo) são os seis projetos destinados à última Mesa do seminário, subordinada ao tema “O legado do AECPES: pistas de ação futura”, moderada por Luísa Guimarães, da Entidade Coordenadora Nacional do AECPES.

INSCRIÇÕES AQUI

Comentários