Respostas e Intervenção emocional em contexto de pandemia


 

Respostas e Intervenção emocional em contexto de pandemia

Perante o tão exigente período que atravessamos, é imperativo encontrar respostas e soluções para as problemáticas com que nos deparamos a nível pessoal, institucional e profissional (eu, equipa e utentes - para quem trabalhamos). Esta formação está focada no desenvolvimento de estratégias que capacitam a intervenção nestes três níveis, explorando, para isso, ferramentas que permitam cuidar de nós próprios (Self-Care), lidar com a perda e com o trauma, fazer uma adequada gestão das emoções, desenvolver uma melhor comunicação, gestão de conflitos e melhorar o desempenho, quer individual quer do grupo.

 


CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Reconhecer a importância do Self-Care e do bem-estar na vida de cada um.

2.    Aprender a identificar oportunidades no quotidiano para implementar estratégias de redução do stress.

3.    Criar oportunidades para aumentar a alegria, fortalecer a resiliência e melhorar o bem-estar.

4.     Identificar os comportamentos que afetam as relações interpessoais e o funcionamento da equipa.   Autoanálise desses comportamentos; elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal.

5.    Compreender os princípios básicos da intervenção na crise e gestão de conflitos.

6.    Desenvolver ambientes de respeito e crescimento.

7.    Melhorar as competências comunicativas e relacionais.

8.    Aprender a atuar precocemente na prevenção de situações de conflito e crise.

9.    Compreender porque nos tornamos contra agressivos. Aprender estratégias para gerir a contra agressividade.

10.    Questões emocionais associadas à COVID-19

11.    Aplicar estratégias de Regulação Emocional.

12.    Estratégias para a prevenção e reparação junto de nós, das nossas equipas e dos utentes.

 

OBJETIVO GERAL

Apetrechar os profissionais de ferramentas que fortaleçam o seu bem-estar e a sua relação com os outros, através de competências focadas na relação, comunicação e gestão das emoções, com vista a uma abordagem mais terapêutica, focada na resposta às necessidades que surgem neste período de crise e promoção do seu desenvolvimento biopsicossocial e bem-estar global.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aprender estratégias e ferramentas que permitam implementar um programa de Self-Care, com vista à prevenção e redução do stress, burnout e fadiga por compaixão e, simultaneamente, para manter e promover o bem-estar pessoal;

- Compreender a comunicação como uma ferramenta no trabalho, dentro das instituições e com os utentes;

- Trabalhar sobre as características das equipas eficazes e eficientes: como se constroem e mantêm as relações interpessoais, como se previne a “contra agressividade” e o conflito no trabalho neste período ímpar;

- Identificar e praticar ferramentas chave para conectar e construir os alicerces para a relação.

- Desenvolver ambientes de respeito e crescimento, através da comunicação terapêutica.

- Treinar ferramentas chave para a construção da aliança terapêutica com quem trabalhamos;

- Identificar as principais causas para a “disfuncionalidade” neste período pandémico;

- Identificar e implementar medidas reparadoras e preventivas perante a crise  

 


 

DATAS

2,4, 9 e 11 de março 2021

 

HORÁRIO

14.00h - 17.00h

 

DURAÇÃO: 12h

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADOR

Paulo Gomes Psicólogo; Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas; e Estudos Avançados em Ciências da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo reconhecido a especialidade geral em Psicologia Clínica e da Saúde e as especialidades avançadas em Psicoterapia, Coaching Psicológico e Psicologia do Desporto. Responsável pela Academia da Pressley Ridge que trabalha no desenvolvimento de ferramentas para profissionais, famílias e organizações através da codificação de conhecimento, formação, supervisão e consultoria. Elevada experiência no desenvolvimento de programas de formação para a promoção da coesão de equipa, comunicação, liderança, competências emocionais e relacionais. Os seus interesses estão focados no Bem-estar, Otimismo, Resiliência, Desempenho e Performance

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Metodologias de Educação Não-Formal facilitadoras da apropriação dos conteúdos e maior experimentação /confrontação com potenciais dificuldades a lidar no futuro. Esta abordagem complementa a dimensão mais expositiva dos conteúdos teóricos, com a implementação de exercícios práticos, facilitando a aprendizagem entre pares e a cooperação/trabalho em equipa

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não Associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito do Porto | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES https://forms.gle/Bev4t9gPQdT7R64SA

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 25 de fevereiro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Porto

Rua Costa Cabral 2368 – 4200-218 Porto.

Telemóvel: 967 084 611 | porto@eapn.pt

 

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