Gestão de Recursos
Humanos em situação de crise
O
mundo atravessa uma crise pandémica e muitas pessoas e organizações passam por
momentos complexos, com novos desafios, o surgimento de uma nova realidade, a
emergência de novas necessidades. Nestes momentos, as lideranças têm de ser
claras e inspiradoras de modo a manter, tanto quanto possível, o funcionamento
das organizações e a motivação e o alinhamento dos colaboradores em torno de objetivos
comuns.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1. Contextualização
da situação de crise atual
2.
Crise:
definição, intervenientes, comportamentos a adotar e evitar;
3. A liderança em
tempos de crise – Gestão de Recursos Humanos
4.
Gestão de Colaboradores em teletrabalho e em regime presencial
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OBJETIVO
GERAL
Dotar os profissionais com responsabilidades diretas
e indiretas na gestão de recursos humanos de competências de liderança técnicas
e comportamentais, de modo a ajudarem os seus colaboradores a adaptarem-se às incertezas
associadas a uma situação de crise.
_______________________________________________________________________________________ OBJETIVO
ESPECÍFICOS - Conhecer o
contexto atual de crise pandémica e as responsabilidades da liderança das
organizações na construção de uma resposta completa aos seus colaboradores; - Identificar
situações de crise, seus intervenientes e pressupostos; - Potenciar o
desenvolvimento de estratégias de adaptação a uma situação de crise; - Elencar comportamentos a
adotar e evitar perante uma situação de crise; - Estimular a criação de
normas e procedimentos que permitam que os colaboradores aprendam a lidar com
situações de crise, assegurando a criação de um manual de boas práticas. |
METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos
ativos, interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de
exercícios/estudos de caso.
DATAS 11,
12, 18 e 19 de fevereiro HORÁRIO 14.30h
- 17.30h DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADORA Vera de Melo Formada
em Psicologia pela Universidade de Lisboa, tem 16 anos de experiência em
consultoria de recursos humanos. É especialista em procurar e identificar
profissionais com talento, a desenhar e a implementar soluções de
desenvolvimento e formação de pessoas. Conta com mais 15 anos de experiência
em intervenção psicológica com crianças e adultos. Empreendedora nata, criou
a SET GOALS, empresa que dirige. Escreveu dois livros: “Como Sobreviver a um
chefe Idiota, Um manual para aprender a lidar e a ultrapassar as adversidades
no seu ambiente de trabalho” e “Recomeçar, um guia para lidar com o mundo em
mudança” e é um dos dez coautores portugueses do livro Liderança da Alta
Gestão em Tempos de Crise. Colabora ainda com vários órgãos de comunicação
social. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não Associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as,
Coordenadores/as de equipas e projetos, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes
de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas. ÁREA DE FORMAÇÃO 345
– Gestão e Administração MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados
EAPN Portugal | Entidades
do distrito da Guarda| Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode
ser fotocopiada Após confirmação da sua
inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária
(mediante envio do respetivo comprovativo). EAPN Portugal / Núcleo Distrital da
Guarda Telefone: 967 084 567 | guarda@eapn.pt |
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