Gestão de Recursos Humanos em situação de crise


 

Gestão de Recursos Humanos em situação de crise

 

O mundo atravessa uma crise pandémica e muitas pessoas e organizações passam por momentos complexos, com novos desafios, o surgimento de uma nova realidade, a emergência de novas necessidades. Nestes momentos, as lideranças têm de ser claras e inspiradoras de modo a manter, tanto quanto possível, o funcionamento das organizações e a motivação e o alinhamento dos colaboradores em torno de objetivos comuns.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Contextualização da situação de crise atual

2.    Crise: definição, intervenientes, comportamentos a adotar e evitar;

3.    A liderança em tempos de crise – Gestão de Recursos Humanos

4.    Gestão de Colaboradores em teletrabalho e em regime presencial

 

OBJETIVO GERAL

Dotar os profissionais com responsabilidades diretas e indiretas na gestão de recursos humanos de competências de liderança técnicas e comportamentais, de modo a ajudarem os seus colaboradores a adaptarem-se às incertezas associadas a uma situação de crise.

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OBJETIVO ESPECÍFICOS

- Conhecer o contexto atual de crise pandémica e as responsabilidades da liderança das organizações na construção de uma resposta completa aos seus colaboradores;

- Identificar situações de crise, seus intervenientes e pressupostos;

- Potenciar o desenvolvimento de estratégias de adaptação a uma situação de crise;

- Elencar comportamentos a adotar e evitar perante uma situação de crise;

- Estimular a criação de normas e procedimentos que permitam que os colaboradores aprendam a lidar com situações de crise, assegurando a criação de um manual de boas práticas.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos, interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios/estudos de caso.

 


 

DATAS

11, 12, 18 e 19 de fevereiro

 

HORÁRIO

14.30h - 17.30h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Vera de Melo

Formada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, tem 16 anos de experiência em consultoria de recursos humanos. É especialista em procurar e identificar profissionais com talento, a desenhar e a implementar soluções de desenvolvimento e formação de pessoas. Conta com mais 15 anos de experiência em intervenção psicológica com crianças e adultos. Empreendedora nata, criou a SET GOALS, empresa que dirige. Escreveu dois livros: “Como Sobreviver a um chefe Idiota, Um manual para aprender a lidar e a ultrapassar as adversidades no seu ambiente de trabalho” e “Recomeçar, um guia para lidar com o mundo em mudança” e é um dos dez coautores portugueses do livro Liderança da Alta Gestão em Tempos de Crise. Colabora ainda com vários órgãos de comunicação social.

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não Associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de equipas e projetos, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas.

ÁREA DE FORMAÇÃO 345 – Gestão e Administração

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados EAPN Portugal | Entidades do distrito da Guarda| Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 8 de fevereiro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital da Guarda

Telefone: 967 084 567 | guarda@eapn.pt

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