A gestão de casos colaborativa na intervenção social com pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade: da teoria à prática - novas datas! Já se inscreveu?


 

A gestão de casos colaborativa na intervenção social com pessoas/famílias em situação de vulnerabilidade: da teoria à prática

No âmbito da intervenção social, a gestão de casos tem sido definida como um processo colaborativo de prestação de serviços que incorpora uma dupla vertente: (i) suporte direto ao/à cliente, assente no desenvolvimento de um plano individualizado de suporte e (ii) coordenação e optimização dos recursos in/formais disponíveis de modo a garantir uma resposta ajustada às necessidades particulares dos/as clientes. Esta abordagem tem sido apontada como eficaz na intervenção social junto de populações muito vulneráveis (com múltiplas necessidades e envolvidas em rotas de pobreza e exclusão social), dado que necessitam de uma ampla gama de apoio proveniente de diferentes profissionais e serviços. No entanto, a implementação do modelo de gestão de caso afigura-se como um desafio para todos os/as envolvidos/as no sistema de intervenção social actual: serviços, profissionais e clientes   

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

A formação desenvolve-se ao longo de 5 sessões mensais e integra uma componente teórica (assente nos princípios e actuação das abordagens colaborativas e centradas nas competências) e de reflexão prática (estratégias e boas práticas). A formação será constituída por um total de 15 horas on-line (5 sessões mensais/3h). No ano de 2021 serão agendadas mais horas para aprofundar o tema.

·      Os clientes/famílias muito vulneráveis

   O atual momento entre paradigmas na intervenção social: das abordagens centradas nos problemas às abordagens colaborativas

   A gestão de caso como estratégia colaborativa

   Gestão de caso: origem, definição, princípios, objetivos, critérios para implementação

   O processo de gestão de caso: fases/elementos-chave (Admissão/triagem; avaliação/diagnóstico; planeamento; suporte direto; coordenação/parcerias; monitorização/revisão; encerramento do caso e acompanhamento; avaliação) e boas práticas

   A figura do gestor de caso: competências e ações para fortalecer uma prática colaborativa

   A centralidade da relação: estratégias para envolver os clientes na intervenção

   Desafios que se colocam ao interventor no trabalho com populações muito vulneráveis

 

 

OBJETIVO GERAL /OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Esta ação de formação pretende fornecer um espaço de discussão e reflexão sobre boas práticas, estratégias eficazes, constrangimentos e desafios que se colocam à operacionalização do modelo de gestão de caso colaborativo no actual contexto da intervenção social. Procura-se fortalecer os/as profissionais que se encontram na prática directa para intervir (pensar e actuar) mais eficazmente junto dos/as clientes vulneráveis em cada uma das fases do modelo de gestão de caso colaborativo. Será dado especial enfoque sobre os elementos centrais que compõem uma relação de ajuda, incluindo a construção de confiança, o estabelecimento e negociação de objetivos, envolvimento e motivação dos/as clientes, procedimentos e documentação a adoptar durante o processo de ajuda.

 

 

DATAS

7 e 20 de outubro, 6 e 20 de novembro e 4 de dezembro de 2020

 

HORÁRIO

14.00h - 17.00h

 

DURAÇÃO

15h

 

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Sofia Rodrigues

Doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; Licenciada em Psicologia, ramo Psicologia Clínica Dinâmica; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar; Integra a equipa do Gabinete de Investigação em Saúde Familiar e Comunitária da Universidade de Aveiro; Co-Autora do livro “Famílias pobres: desafios à intervenção social”.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Privilegia-se o uso de metodologias dinâmicas, participativas e criativas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: análise de casos e treino de competências práticas através de preparação de entrevistas e técnica de role-playing, visionamento e discussão de filmes. Avaliação contínua de pergunta-resposta entre formador/a e formandos/as; realização de exercícios práticos durante a sessão e de trabalhos individuais ou equipa

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 37,50€ | Não Associados/as: 60,00€

PÚBLICO-ALVO Técnicos/as, Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações sociais e/ou entidades públicas e privadas

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal | Entidades do distrito do Porto | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

As inscrições são limitadas a 16 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 1 de outubro para:

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Porto

Rua Costa Cabral 2368 – 4200-218 Porto.

Telefone:  225420802/0 | porto@eapn.pt

 

 

 

 

 

Comentários