A
adolescência como um processo dinâmico para além das múltiplas alterações
físicas, psicológicas, cognitivas e sociais, confronta-nos com adolescentes
multidesafiadores; os que não conseguem cumprir regras nem aceitar limites,
que não respeitam os outros, não respeitam figuras de autoridade, não
apresentam qualquer capacidade de resistência à frustração, de controlar
impulsos e de adiar recompensas. Jovens que não tiveram a oportunidade de
fazer as aprendizagens que deveriam ter sido feitas na infância, seja pelo
estilo parental que tiveram, seja por situações inerentes à sua própria
história de vida e que desenvolveram estilos de vida à margem da sociedade,
dificultando a sua inclusão nos diferentes contextos: familiar, social e
escolar. Os Técnicos de Intervenção Social confrontados com esta realidade,
necessitam de desenvolver competências para lidar com os comportamentos
disruptivos que estes jovens apresentam.
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CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
Módulo I -
Olhar para Compreender
-
Consequências dos maus tratos em relação a si, na relação com os outros e no
seu percurso de vida;
-
Enquadramento familiar e contexto sócio educativo;
- Necessidades
sentidas nesta fase de desenvolvimento.
Módulo II -
Intervir para Mudar
-
Variáveis de intervenção: compromisso, auto controle e desenvolvimento
emocional;
-
Pilares comportamentais da resiliência;
-
Passos e dificuldades dos adolescentes na resolução de problemas;
-
O momento crítico como uma oportunidade;
-
A escalada da ira/identificação da situação (previsibilidade, temporalidade e
intensidade);
-
Estratégias de intervenção em momentos críticos;
- CNV -
Comunicação Não Violenta.
Módulo III -
Reconhecer para (re)Construir
-
Chave motivacional para o envolvimento e a participação dos jovens - E-forças e
benefícios;
-
Participação de sucesso - A Teoria dos 3 C´s e a Zona de Aventura
|
OBJETIVO
GERAL
Adquirir e reforçar conhecimentos
que permitam melhorar a intervenção junto de jovens com comportamentos
disruptivos.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Compreender a origem dos
comportamentos multidesafiadores;
- Identificar potencialidades e
talentos nos jovens;
- Conhecer estratégias de
intervenção pela positiva;
- Conhecer estratégias de
intervenção em momentos críticos.
- Reconhecer os jovens como
autores do seu processo de (re)construção;
- Promover estratégias
participativas e auto avaliativas no processo de mudança.
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Privilegia-se
o uso de metodologias participativas e dinâmicas numa lógica de “aprendizagem
vivencal”. Método interativo e expositivo. Avaliação contínua de pergunta-resposta
entre formador e formandos bem como realização de exercícios práticos.
DIAS
14 e 15 de maio 2019
HORÁRIO
10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO
12h
LOCAL
Núcleo Distrital de Lisboa da EAPN Portugal | Av.de Berna, 11, 2º andar | 1050-036 Lisboa
INSCRIÇÃO
Associados/as
da EAPN Portugal: 30€ // Não
associados/as: 50€
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da área social
ÁREA
DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação
MODALIDADE
DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA
DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS
DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN
Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO
DE FORMAÇÃO Presença
obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação
FORMADORA Matilde Sirgado
Matilde
Sirgado, Licenciada em Política Social, com especialização em proteção e
segurança social e Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de
Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Membro da
Direção do Instituto de Apoio à Criança e Coordenadora do Setor – Projecto Rua
“Em Família para Crescer”. Desempenha funções de coordenação e supervisão de
projetos com crianças de rua em Cabo Verde no âmbito de um protocolo de
cooperação com a Associação Acrides. Responsável técnica do Guia Metodológico
da Ação Educar e Formar para Inserir, editado pelo IAC (2010) e pelo Guia do
Animador “Ideias práticas para criar e inovar“, editado pelas Edições Silabo
(2011). Representante de Portugal no Group of Expert on Vangrant Children
promovido pelo Conselho da Europa, do qual resultou o estudo “Children living
in conditions of vagrancy” (2000).
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Ficha de inscrição em anexo // A ficha de inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o
pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário.
As
inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até
ao próximo dia 9 de maio para:
Av.de Berna,
11, 2º andar | 1050-036
Lisboa
Telefone: 217986448
| e-mail: lisboa@eapn.pt
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