AÇÃO DE FORMAÇÃO, Lisboa



Intervenção com Jovens Multidesafiadores

A adolescência como um processo dinâmico para além das múltiplas alterações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais, confronta-nos com adolescentes multidesafiadores; os que não conseguem cumprir regras nem aceitar limites, que não respeitam os outros, não respeitam figuras de autoridade, não apresentam qualquer capacidade de resistência à frustração, de controlar impulsos e de adiar recompensas. Jovens que não tiveram a oportunidade de fazer as aprendizagens que deveriam ter sido feitas na infância, seja pelo estilo parental que tiveram, seja por situações inerentes à sua própria história de vida e que desenvolveram estilos de vida à margem da sociedade, dificultando a sua inclusão nos diferentes contextos: familiar, social e escolar. Os Técnicos de Intervenção Social confrontados com esta realidade, necessitam de desenvolver competências para lidar com os comportamentos disruptivos que estes jovens apresentam.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo I - Olhar para Compreender
- Consequências dos maus tratos em relação a si, na relação com os outros e no seu percurso de vida;
- Enquadramento familiar e contexto sócio educativo;
- Necessidades sentidas nesta fase de desenvolvimento.
Módulo II - Intervir para Mudar
- Variáveis de intervenção: compromisso, auto controle e desenvolvimento emocional;
- Pilares comportamentais da resiliência;
- Passos e dificuldades dos adolescentes na resolução de problemas;
- O momento crítico como uma oportunidade;
- A escalada da ira/identificação da situação (previsibilidade, temporalidade e intensidade);
- Estratégias de intervenção em momentos críticos;
- CNV - Comunicação Não Violenta.
Módulo III - Reconhecer para (re)Construir
- Chave motivacional para o envolvimento e a participação dos jovens - E-forças e benefícios;
- Participação de sucesso - A Teoria dos 3 C´s e a Zona de Aventura


OBJETIVO GERAL
Adquirir e reforçar conhecimentos que permitam melhorar a intervenção junto de jovens com comportamentos disruptivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a origem dos comportamentos multidesafiadores;
- Identificar potencialidades e talentos nos jovens;
- Conhecer estratégias de intervenção pela positiva;
- Conhecer estratégias de intervenção em momentos críticos.
- Reconhecer os jovens como autores do seu processo de (re)construção;
- Promover estratégias participativas e auto avaliativas no processo de mudança.

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Privilegia-se o uso de metodologias participativas e dinâmicas numa lógica de “aprendizagem vivencal”. Método interativo e expositivo. Avaliação contínua de pergunta-resposta entre formador e formandos bem como realização de exercícios práticos.

DIAS 14 e 15 de maio 2019

HORÁRIO 10h00 às13h00 e das 14h00 às 17h00

DURAÇÃO 12h

LOCAL Núcleo Distrital de Lisboa da EAPN Portugal | Av.de Berna, 11, 2º andar | 1050-036 Lisboa

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ // Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Profissionais da área social

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados/as da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

FORMADORA Matilde Sirgado
Matilde Sirgado, Licenciada em Política Social, com especialização em proteção e segurança social e Mestre em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Membro da Direção do Instituto de Apoio à Criança e Coordenadora do Setor – Projecto Rua “Em Família para Crescer”. Desempenha funções de coordenação e supervisão de projetos com crianças de rua em Cabo Verde no âmbito de um protocolo de cooperação com a Associação Acrides. Responsável técnica do Guia Metodológico da Ação Educar e Formar para Inserir, editado pelo IAC (2010) e pelo Guia do Animador “Ideias práticas para criar e inovar“, editado pelas Edições Silabo (2011). Representante de Portugal no Group of Expert on Vangrant Children promovido pelo Conselho da Europa, do qual resultou o estudo “Children living in conditions of vagrancy” (2000).




INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de inscrição em anexo // A ficha de inscrição pode ser fotocopiada


Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária ou numerário.



As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 9 de maio para:

EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Lisboa
Av.de Berna, 11, 2º andar | 1050-036 Lisboa
Telefone: 217986448 | e-mail: lisboa@eapn.pt

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