Oficina em Leiria: Criatividade na intervenção social


OFICINA DE PRÁTICA E CONHECIMENTO

CRIATIVIDADE NA INTERVENÇÃO SOCIAL

Num mundo em constante mudança, todos precisamos de ser criativos (entenda-se, inventivos, adaptativos). Várias disciplinas (como as artes) têm vindo a reclamar a criatividade como uma característica central da sua identidade, mas a capacidade criativa está presente em todos os contextos de ação humana, constituindo uma componente particularmente importante na intervenção social e comunitária. Enquanto recurso existente em todos os seres humanos e organizações, a criatividade tem sido apontada como útil na descoberta de novas e melhores formas de resolver os problemas e de lidar com os desafios da vida. No contexto atual do panorama da intervenção social e comunitária e da restrição imposta pela conjuntura económica existente, importa refletir sobre as oportunidades que a criatividade oferece aos profissionais para ajudar os indivíduos/comunidades (sobretudo os mais vulneráveis) na construção de vidas mais positivas. Em particular, a eficácia da intervenção tem sido associada ao desenvolvimento de um contexto colaborativo que potencie a participação das populações e assente na recaptação e amplificação das suas forças e recursos.

Objetivos

Esta oficina aborda o uso da criatividade na intervenção social e na procura de respostas/soluções criativas para as necessidades e/ou problemas com que as pessoas e comunidades se deparam. Em particular, pretende-se refletir sobre o papel da criatividade nas diferentes fases do processo de intervenção, nomeadamente na intervenção desenvolvida junto das populações mais vulneráveis. Convidam-se todos os profissionais, quer os que se encontram na prática direta, quer os profissionais que têm a seu cargo o desenho e gestão de programas de intervenção a participar nesta Oficina e a refletir de forma descontraída, mas séria, sobre criatividade na intervenção social.

Programa

1. Criatividade: composição; modo de uso e (anti) normas de funcionamento;
2. Relevância no atual contexto da intervenção social;
3. Desafios que se colocam ao interventor social atual;
4. O uso da criatividade nas diferentes fases do processo de intervenção;
5. Ideias/soluções criativas na intervenção social;
6. Exercícios para estimular a criatividade.

Metodologias

Metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal: método interativo e expositivas.

Destinatários

Assistentes sociais, Psicólogos; Educadores sociais, Animadores Sociais, Sociólogos de Organizações de Economia Social e de Entidades Públicas com intervenção na área social.

Dinamizadora

Sofia Rodrigues | sofia.rodrigues@ua.pt | Psicóloga e doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro; Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Desenvolve atividades de supervisão, consultoria e formação para profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão de caso e metodologia Photovoice, designadamente junto de CPCJ, CAFAP, NPISA, Centros de Acolhimento para crianças e jovens em risco, Centros de Apoio à Família, Equipas de RSI/Ação social e equipas ou redes de parceiros com responsabilidade na intervenção social a nível municipal. Tem participado em diversas iniciativas no combate à pobreza e exclusão social. Participação em diversas Conferências e Seminários em Portugal e no estrangeiro. Autora e coautora de diversos artigos científicos, capítulos de livros nacionais e internacionais, manuais escolares (Ensino nacional em Timor-Leste) e revistas nacionais e internacionais na área da psicologia, intervenção social e comunitária, abordagens colaborativas, pobreza e exclusão social e cidadania.

Data

1 de março de 2019

 

Duração

6h

 

Horário

9h.30 às 12h.30 e das 14h.00 às 17h.00

 

Local

Universidade Sénior Rainha D. Leonor – Caldas da Rainha

Condições de Participação


Preço: Gratuito
Inscrições: Preenchimento da Ficha de Inscrição em Anexo
Limite Participantes: 20

Data limite de inscrição: 25 de fevereiro de 2019



Comentários