"Crescer na Cidadania" em Castelo Branco




"O projeto "CRESCER NA CIDADANIA VIII”, ano lectivo 2018|2019, do Núcleo Distrital de Castelo Branco, realizado em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco,  reuniu, durante o passado mês de janeiro, 1200 alunos do 2º, 3º ciclo  e 10 º ano do secundário no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares ( escola EB Cidade de Castelo Branco, escola EB Faria Vasconcelos e Escola Secundária Nuno Álvares ) num total de 48 turmas.

O que se pretende com as ações no 2º e 3º ciclo , incluindo  o 10º ano (secundário)?

2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6ºano)  
Tendo como temática :Estereótipos de  igualdade de género e Saúde Mental
Atividade designada: UM, DOIS, TRÊS
Objetivos alcançados nesta ação: Promovemos a compreensão da influência dos estereótipos de género no processo de socialização.

3º Ciclo do Ensino Básico (7º e 8º ano) – com a mesma temática
Atividade proposta : DÊ UM PASSO À FRENTE - ATRÁS
Com esta ação procurou -se promover a reflexão em torno da forma como os estereótipos de género tendem a acentuar a desigualdade entre rapazes e raparigas. Tendo como  Discussão em debate: Qual a mensagem deste exercício? Quem são as pessoas discriminadas e marginalizadas na nossa sociedade?
Ainda no 3º Ciclo do Ensino Básico (9ªano) – Estereótipos de Género| Igualdade de Género |Saúde Mental
Atividade designada : O QUE ESPERAR?
Objetivos desta ação incentivaram à compreensão das expectativas diferenciadas da sociedade em relação a jovens do sexo masculino e feminino.
Tendo como temas  a debater em grupo : Escola, Família, Amigos, Sociedade, Relações íntimas. Com as seguintes questões em debate :  Qual a origem das expetativas identificadas?;Até que ponto é que um rapaz ou uma rapariga poderá preencher na totalidade estas expectativas? O que ganha com isso? E o que perde?;Quem contribui e reforça estas expetativas?; Como é que nós próprios poderemos contribuir para as alterar?
Por fim no Secundário (10ºano) – Estereótipos - Igualdade de Género
Atividade proposta : O CAVALEIRO BRANCO
Objetivos  foram ao encontro dos alunos/as para algumas características que ajudam a distinguir entre uma relação saudável e uma relação potencialmente abusiva ou violenta. Refletir sobre o quão presentes estão as relações de poder e de controlo, na nossa sociedade."


Paula Montez

+ info:

EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza
 Núcleo Distrital de Castelo Branco
Praça 25 de abril 
(Edifício do  Antigo Quartel da Devesa),nº9  1º andar 
6000 - 097 Castelo Branco
Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm.96 79 42 719

Comentários