Gestão
de Conflitos: comunicação, interação e vínculo
Esta ação, além
de caraterizar os vários tipos de conflito, pretende também fornecer
orientações que possibilitem aos profissionais, no seu dia-a-dia, enfrentarem
e resolverem de forma hábil, e com sucesso, as situações em que possam estar
emocionalmente mais envolvidos, controlando as emoções para que elas joguem a
seu favor. O desempenho profissional de um cuidador é condicionado pelas suas
competências comportamentais, que são tanto mais necessárias, quanto maior o
contacto com o público em situações potenciadores de gerar conflitos.
Pretende-se que o cuidador controle emoções, não deixando que estas dominem
os seus atos e pensamentos, nem os das pessoas que com ele contactam.
O conflito,
parte integrante do relacionamento interpessoal em todas as circunstâncias da
vida profissional, pode ser analisado como fator benéfico para ultrapassar
limitações pessoais / organizacionais, contribuindo para evitar conformismo,
acomodação, produção de falsos consensos. O conflito pode ser um sinal de
tomada de consciência de problemas, constituindo um motor de progresso.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
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Objetivos da formação
- Apresentação
- Trabalho de grupo e debates
- Auto Conhecimento – Introdução DiSC
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Exercícios práticos
- Comunicação
2.
O que é um conflito?
- Estratégias de conflito
-
Estilos de conflito
- Emoções primárias
- Inteligência Emocional
- Casos práticos
- Boas práticas da organização
- PAM – plano de ação de melhoria
- Despedida
OBJETIVO GERAL
Adquirir técnicas comportamentais que utilizem a
inteligência emocional como fator criativo para ajudar a resolver conflitos
interpessoais.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar a natureza do conflito;
- Enunciar os efeitos positivos e negativos do conflito;
- Identificar as causas geradoras de conflitos;
- Caraterizar o conceito de inteligência emocional e
distinguir as suas componentes;
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Expositiva,
“Brainstorming”, Dinâmicas de grupo, Estudos de caso, Simulações, Exercícios
Práticos. Avaliação qualitativa através de um questionário, observação e
assiduidade.
DIA 30 de abril e 7 de maio
de 2018
HORÁRIO 09h30 às13h00 e
das 14h00 às 17h30
DURAÇÃO 14 horas
LOCAL Auditório da Sede da
EAPN Portugal | Rua Costa Cabral, 2368, 4200-218 Porto
INSCRIÇÃO Associados
da EAPN Portugal: 35€ // Não associados: 55€
PÚBLICO-ALVO
Técnicos e dirigentes de ONG's e Organismos Públicos
ÁREA DE
FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da
inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração
da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADORA Susana Gonçalves.
Licenciada em
Gestão de Recursos Humanos pelo ISLA; Pós graduada em Brand Management pelo
IPAM; Master Coach e coordenadora de equipas durante 20 anos em várias empresas
reconhecidas, como por exemplo Sonae, CTT, Farfetch, etc... Vasta experiência
como formadora nas áreas do desenvolvimento pessoal e coaching. Atualmente tem
a sua própria empresa onde se dedica à formação e ao coaching – SGCOACHING.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo // A Ficha de Inscrição pode ser
fotocopiada
Após
confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por
transferência bancária, numerário ou cheque (à ordem de EAPN – Rede Europeia
Anti-Pobreza/Portugal, Associação).
As
inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até
ao próximo dia 24 de abril para:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital do Porto
Rua das Taipas, 83, 2º Porto
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