AÇÃO DE FORMAÇÃO, Porto


Dar e receber feedback – Desenvolvimento de competências de gestão de pessoas e de equipas.
O sucesso do trabalho dos gestores e dos líderes depende muito da sua capacidade de motivar, orientar e gerar aprendizagem nos seus colaboradores, Muitas vezes as pessoas nas organizações não fazem bem o seu trabalho, ou não fazem tão bem como poderiam porque não são adequadamente orientadas e não obtêm um retorno claro sobre os resultados do seu trabalho. Assim, persistem em formas de fazer que julgam corretas e adequadas. O feedback é uma ferramenta poderosíssima de gestão e liderança quando é bem utilizada, porque permite orientar e ajustar os comportamentos com vista a resultados excelentes. Ora, os estudos mostram que a maior parte das vezes os gestores não dão feedback ou dão feedback desadequado (que os mesmos estudos mostram que tem um efeito contrário em termos de ajustamento do comportamento e é mortal em termos de motivação).

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS


1.  Enquadramento do conceito de feedback no contexto organizacional
2.  Barreiras ao fornecimento e receção de feedback
3.  O fenómeno do “feedback gap”
4.  Dar um feedback adequado, gerador de aprendizagem e não ameaçador
5.  Fazer uso do feedback – dar e receber feedback
6.  Dar feedback eficiente: o modelo M.A.R.C.A.
7.  Analisar a competência
8.  Treinar a competência
9.  O feedback no contexto da entrevista de avaliação de desempenho
10.            Tipos de entrevista
11.            Técnicas
12.            Analisar a competência de realização de entrevistas de avaliação de desempenho
13.            Desenvolver a competência



OBJETIVO GERAL // OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Compreender o processo de feedback
·         Compreender a utilidade do coreto feedback na qualidade do desempenho 
·         Fornecer e receber feedback motivador e gerador de aprendizagem
·         Identificar objetivos e contextos da avaliação de desempenho
·         Aprender a preparar e a conduzir entrevistas de avaliação de desempenho
Realizar a entrevista de avaliação de desempenho
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologia teórico-prática para que as descobertas se realizem entre a exposição do formador e a experiência dos exercícios propostos.


DIAS: 30 Setembro e de 07 Outubro 2016
HORÁRIO 09h30 às12h30 e das 14h00 às 17h00
DURAÇÃO 12 horas
LOCAL Auditório da Sede da EAPN Portugal: Rua Costa Cabral, 2368, Porto.
INSCRIÇÃO Associados da EAPN Portugal: 30€ // Não associados: 50€
PÚBLICO-ALVO Profissionais que pretendem adquirir mais conhecimentos e desenvolver novas competências práticas ao nível da coordenação / gestão de equipas/ liderança.
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação presencial
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.
FORMADOR: ARTUR DELGADO
Certificado em Coaching e PNL, Artur Delgado é licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Psicologia Social e Organizacional pelo ISCTE-IUL. Tem trabalhado como docente do ensino superior nas áreas da gestão estratégica de pessoas e como consultor e formador nas áreas da GRH, comunicação e Qualidade.


As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 23 de Setembro para:
EAPN Portugal/Núcleo Distrital do Porto
Rua das Taipas, 83, 2º Porto

Telefone: 22 2086061 | porto@eapn.pt