Guia de Percursos e Sugestões – A prevenção e desocultação da violência doméstica


«A construção do GPS : Guia de Percursos e Sugestões – A prevenção e desocultação da violência doméstica, foi dinamizada pela parceria do projecto “Bem Me Quero” – PROGRIDE/Medida 2 (2006 -2010) - APAV, Câmara Municipal de Setúbal, SEIES- Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (Entidade Promotora e Executora), Segurança Social, EAPN Portugal e UMAR – União Mulheres Alternativa e Resposta. Este projecto teve como principais objectivos:

• Informar e Sensibilizar a comunidade em geral sobre a temática da Violência Doméstica;

• Contribuir para a desocultação de fenómenos de Violência e “Conflitualidades” latentes e manifestas, no concelho de Setúbal;

• Contribuir para a mudança de mentalidades, estereótipos e valores respeitantes aos fenómenos da violência nas suas múltiplas dimensões;

• Fomentar a reflexão e a discussão sobre as situações de violência e de conflito.

Esta dinamização teve como ponto de partida a necessidade e as coordenadas identificadas no âmbito do Fórum de Supervisão e Desenvolvimento Técnico. Este Fórum procurou constituir-se como uma comunidade de práticas entre técnicos/profissionais que intervêm directa ou indirectamente na problemática da Violência Doméstica (Distrito de Setúbal).

Foi no seu contexto que foi identificada a necessidade de se criar um Guia prático, útil, actualizável, pedagógico e com orientações sobre procedimentos e respostas. No fundo, trata-se de uma ferramenta de trabalho para técnicos/as que apresenta pistas, sugestões de orientação, despertando para a necessidade constante de nos assumirmos como facilitadores/as da desocultação e prevenção da Violência Doméstica.

Na sessão a promover a convite do Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal, procuraremos essencialmente divulgar e disponibilizar o GPS enquanto ferramenta de trabalho, mas também, partilhar um conjunto de reflexões e discussões sobre desocultação/prevenção da violência doméstica que estiveram na base da construção deste Guia.»

Sessão de Disseminação do Guia de Percursos e Sugestões para a Intervenção em Violência Doméstica
Data: 28 de Abril, às 14h30
Local: APPACDM de Portalegre (Lugar da Mouta (pela Fonte dos Fornos, na Casa de Repouso da Penha virar à direita)

Informação remetida pelo Núcleo Distrital de Portalegre
 + INFO
Sueli Leal
EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Núcleo Distrital de Portalegre
Rua D. Nuno Alvares Pereira n. 61, 2º Dto.
7300 - 200 Portalegre
Tel. 00351 245 202 407 Fax: 00351 245 202 408
http://www.eapn.pt/

Comentários