A história do ciganinho Chico



A história do Ciganinho Chico é um livro infanto juvenil que nos fala da origem do povo cigano. «Com ilustrações de Tiago Moleano Gomes, o livro da autoria de Bruno Gonçalves, surge da perceção que o autor, de etnia cigana, tem de que existe ainda um grande desconhecimento sobre a sua cultura. «Há cerca de dez anos, através do projeto da Associação Cigana Coimbra Ponte Sem Margens, trabalhei como mediador na Escola Básica do Ingote onde cerca de 90 por cento dos alunos eram ciganos. Reparei que os conteúdos programáticos escolares não faziam alusão à cultura cigana e quando se fazia era de uma forma folclórica e desfasada da realidade, das vivências atuais das comunidades», explica Bruno Gonçalves, acrescentando que «também era notório o desconhecimento dos meninos ciganos sobre as suas origens e sobre o percurso do povo cigano ao longo destes séculos».
A edição do livro foi apoiada pela EAPN Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O livro é apresentado no dia 20 de Fevereiro, às 17 horas, na FNAC do Gaia Shopping e dia 5 de Março, à mesma hora, na FNAC do shopping Via Catarina, no Porto.




Para adquirir o livro “A história do Ciganinho Chico” podem, por favor, contactar o próprio autor, através do email bruinocig@hotmail.com

Comentários