O Observatório das Desigualdades publica livro Desigualdades Sociais 2010: Estudos e Indicadores

O Observatório das Desigualdades publicou o livro Desigualdades Sociais 2010.
Estudos e Indicadores.
«O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica, em parceria com o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ISFLUP) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA). O Observatório é apoiado pela Presidência do Conselho de Ministros, pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e pelo Ministério da Educação, tendo sido para esse efeito celebrado em sessão pública um protocolo de cooperação com o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, no dia 17 de Outubro de 2008.

Este livro representa, em primeiro lugar, a concretização de um dos itens estipulados por esse protocolo, dando resposta a uma necessidade de sistematização e de divulgação de indicadores estatísticos relacionados com a temática das desigualdades sociais. O livro inicia assim um ciclo de publicações regulares organizadas pelo Observatório das Desigualdades. Em segundo lugar, é de salientar que parte da análise que se apresenta neste volume resulta de um trabalho continuado de tratamento e difusão de informação realizado desde Outubro de 2008 pela equipa do Observatório, no âmbito do seu site (http: //observatorio-das-desigualdades. cies. iscte. pt). Por fim, podemos dizer que este livro visa incentivar e informar o debate público em torno dos diversos problemas sociais associados à temática em causa. Isto é, considera-se que as desigualdades são um fenómeno multidimensional que dificilmente se poderá circunscrever apenas a um certo tipo de factores sociais e económicos. Daí dar-se primazia não só à diversidade dos indicadores tratados, como ao cruzamento de perspectivas analíticas e metodológicas (das quantitativas às qualitativas).
A organização do livro pretendeu pois responder a estes três objectivos, tendo como princípio orientador o equilíbrio entre a necessidade de, por um lado, promover uma divulgação mais alargada de informação estatística relevante e de, por outro lado, integrar um conjunto de contributos diversificados que, a partir de investigações realizadas ou em curso, desenvolvam análises mais pormenorizadas sobre diferentes sectores da sociedade.
Continua, AQUI.

Comentários