Como planificar, executar e avaliar atividades de Animação?



Como planificar, executar e avaliar atividades de Animação?

O Sistema da Gestão da Qualidade foca diversas áreas numa organização social, sendo a Animação um dos exemplos mais evidentes, pela versatilidade de intervenção, assumindo uma componente crucial. Os Manuais de Gestão da Qualidade nas Respostas Sociais emitidos pela Segurança Social, apresentam no critério 4, em Nível C, um vasto conjunto de requisitos direcionados para as atividades de desenvolvimento pessoal, designadamente, o Plano de Atividades de Desenvolvimento Pessoal (PADP), mais conhecido por Plano de Atividades Socioculturais.

Com a Circular 33 de 4 de Março de 2014, com coimas relevantes, referentes à falta de Processo Individual do Utente, incluindo o Plano de Intervenção, a área da animação apresenta requisitos definidos que não podem ser ignorados. Por estes motivos, esta formação, pretende elucidar e dotar os/as técnicos/as de conhecimentos e competências para a conceção, implementação e operacionalização dos PADP nas instituições com pessoas idosas e deficientes.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.        Manual das Gestão da Qualidade, nas respostas sociais do ISS: Enquadramento, Conceitos e Requisitos;

  1. A Construção e definição PI e a Articulação com PADP;
  2. Intervenção em Grupo: Passos para a construção do PADP;
  3. Planificações e Desenvolvimento do PADP;
  4. Monitorização e Avaliação do PADP.

 

 

OBJETIVO GERAL

Elucidar e dotar os técnicos dos conhecimentos e competências para a conceção, implementação e operacionalização dos PADP/PAI/PAS nas instituições de apoio à terceira idade e deficiência, cumprindo com a legislação em vigor.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Focar o desenho dos diferentes processos que compõem um mapa de processos, analisar ao pormenor os processos chave das respostas sociais em estudo;

- Fornecer competências no desenho de impressos e respetiva organização;

- Potenciar a destreza no preenchimento, implementação, monitorização bem como avaliação nas diferentes Planificações;

- Dotar competências no desenho de impressos, compreensão dos passos e respetiva implementação.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos e de descoberta por forma a promover a participação e o envolvimento dos formandos em casos práticos. Avaliação contínua dos formandos e realização de exercícios.


 

DATAS

8, 12 e 14 de setembro de 2022

 

HORÁRIO

9h30 – 12h30

 

DURAÇÃO

9h

LOCAL

Plataforma Zoom

 

FORMADOR

Francisco Melo

 

Educador de Infância, Licenciado em Educação e Pós-graduado em Sociologia das Organizações e do Trabalho e Pós-graduado em Gestão. Diretor Geral de IPSS. Formador, Consultor e Auditor Coordenador de Sistemas de Gestão da Qualidade (Norma ISO 9001.2015 e Manuais de Qualidade das Respostas Sociais).

 

INSCRIÇÃO Associados/as EAPN Portugal: 25€ | Não associados/as: 40€

PÚBLICO-ALVO Elementos das equipas técnicas multidisciplinares com intervenção na área da animação, diretores e Coordenadores das Respostas Sociais, Animadores, Assistentes Sociais, Educadores Sociais, Psicólogos, Gerontólogos, Psicomotricistas, Terapeutas Ocupacionais, Monitores, Estudantes, entre outros.

ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização.

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a entidades do distrito de Viseu | Número de ordem de receção da inscrição.

 

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Formulário de inscrição eletrónico.

Após confirmação da sua inscrição, será disponibilizada a informação para acesso à plataforma Zoom.

As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 5 de setembro de 2022, através do formulário de inscrição eletrónico.

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Viseu

Rua Dr. César Anjo, Lote 2 R/ch F

3510-009 Viseu

Telefone: 967 084 614| Email: viseu@eapn.pt

 

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