INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MENTALMENTE SAUDÁVEIS, NA PRÁTICA! |Ferramentas de avaliação preventiva de riscos e intervenção na saúde mental
INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MENTALMENTE SAUDÁVEIS, NA PRÁTICA!
Ferramentas de avaliação
preventiva de riscos e intervenção na saúde mental
No contexto atual onde se adensam as dificuldades de
ajustamento psicológico em geral, crianças e adolescentes evidenciam sinais
claros de pedido de apoio e ajuda. Neste sentido, cada vez há uma maior
necessidade de dotar profissionais técnicos de ferramentas e instrumentos úteis
para uma rápida deteção de problemas psicológicos emergentes, psicopatologia e
problemas de ajustamento social e psicológico. Nesta oficina prática
pretende-se apoiar os/as formandos a adquirirem ou desenvolverem mais
competências com vista ao crescimento emocional e psicológico de crianças e
jovens junto dos quais atuam, direta ou indiretamente, para que sejam adultos
mais seguros, equilibrados e felizes.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
·
Enquadramento:
- Infância e adolescência;
- Principais problemas psicológicos
na infância e adolescência;
- Sinais de alerta;
·
Intervenção
e modo de atuação:
- Intervenientes;
- Limites da confidencialidade;
- Redes de intervenção;
OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS
-
Conhecer as exigências e dificuldades da infância e adolescência;
- Distinguir dificuldades normativas de
problemas mentais;
- Saber identificar os sinais de alerta de
problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;
- Estabelecer redes de atuação eficazes no
encaminhamento para serviços de apoio.
FACILITADORA | PATRICIA ARRAIS
Psicóloga,
membro efetivo da ordem dos psicólogos portugueses e especialista em Psicologia
Clínica e da Saúde.
A
experiência e os conhecimentos nas áreas do Coaching, da Programação
Neurolinguística e do Mindfulness, áreas nas quais tem certificação, têm-lhe
permitido desenvolver funções em parceria e no âmbito de projectos de
intervenção social, bem como ser formadora e consultora.
Enquanto técnica da área social, desenvolveu funções em vários projetos de
intervenção social, tais como CLDS e Programa Escolhas, e em colaboração com
diversas IPSS's e instituições, tendo-se dedicado à área da
educação nos últimos 5 anos. É atualmente a psicóloga responsável pelo Serviço
de Psicologia e Orientação de uma Escola na Covilhã e a sua metodologia de
intervenção foca-se na implementação de abordagens inovadoras e criativas, de
base empírica e teórica. É autora do projeto "emocionalMENTE" -
Inteligência Emocional e desenvolvimento pessoal no âmbito do Programa Nacional
de Promoção do Sucesso Escolar.
Destinatários: Profissionais da área social, educação e saúde que
desenvolvam o seu trabalho com adolescentes e jovens.
Local: a oficina será dinamizada por videoconferência através
da plataforma Zoom (o link de acesso será disponibilizado após o prazo limite
para inscrições)
Datas e horários: 11 de maio de 2022 | 9h30 – 11h30 e 13 de maio de 2022
| 14h00 – 16h00
Duração total: a oficina tem a duração total
de 4h pelo que a inscrição implica a participação nos dias e horas.
Equipamento necessário: computador ou outro dispositivo com câmara, microfone
e acesso à internet em perfeitas condições.
Certificado de Participação: Terão acesso ao certificado de participação os
participantes selecionados e contactados confirmando a sua presença no dia da
oficina devidamente identificada (câmara e microfone ligado) na plataforma zoom
e através do espaço designado pela entidade organizadora.
Inscrições: gratuito mas sujeito
a inscrição
A inscrição deverá ser realizada
até ao dia 9 de maio 2022, através
da ficha de inscrição anexa.
As inscrições estão limitadas a
30 participantes. Os participantes da Oficina irão receber documentação
fornecida pela dinamizadora e o Certificado de Participação via e-mail. Dia 10 de maio enviamos o link para as
pessoas inscritas.
Critérios de seleção: prioridade a associados da EAPN Portugal do Distrito
de Vila Real, por ordem de receção das inscrições
(limite máximo de 30
participantes).
A sessão será gravada, pelo que
a sua inscrição pressupõe a autorização para a gravação.
Comentários
Enviar um comentário