INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MENTALMENTE SAUDÁVEIS, NA PRÁTICA! |Ferramentas de avaliação preventiva de riscos e intervenção na saúde mental


 

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MENTALMENTE SAUDÁVEIS, NA PRÁTICA!

Ferramentas de avaliação preventiva de riscos e intervenção na saúde mental

No contexto atual onde se adensam as dificuldades de ajustamento psicológico em geral, crianças e adolescentes evidenciam sinais claros de pedido de apoio e ajuda. Neste sentido, cada vez há uma maior necessidade de dotar profissionais técnicos de ferramentas e instrumentos úteis para uma rápida deteção de problemas psicológicos emergentes, psicopatologia e problemas de ajustamento social e psicológico. Nesta oficina prática pretende-se apoiar os/as formandos a adquirirem ou desenvolverem mais competências com vista ao crescimento emocional e psicológico de crianças e jovens junto dos quais atuam, direta ou indiretamente, para que sejam adultos mais seguros, equilibrados e felizes. 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

·         Enquadramento:

- Infância e adolescência;

- Principais problemas psicológicos na infância e adolescência;

- Sinais de alerta;

·         Intervenção e modo de atuação:

- Intervenientes;

- Limites da confidencialidade;

- Redes de intervenção;

 

OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS

- Conhecer as exigências e dificuldades da infância e adolescência;

- Distinguir dificuldades normativas de problemas mentais;

- Saber identificar os sinais de alerta de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;

- Estabelecer redes de atuação eficazes no encaminhamento para serviços de apoio.

 

FACILITADORA  | PATRICIA ARRAIS

Psicóloga, membro efetivo da ordem dos psicólogos portugueses e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.

A experiência e os conhecimentos nas áreas do Coaching, da Programação Neurolinguística e do Mindfulness, áreas nas quais tem certificação, têm-lhe permitido desenvolver funções em parceria e no âmbito de projectos de intervenção social, bem como ser formadora e consultora.


Enquanto técnica da área social, desenvolveu funções em vários projetos de intervenção social, tais como CLDS e Programa Escolhas, e em colaboração com diversas IPSS's e instituições, tendo-se dedicado à área da educação nos últimos 5 anos. É atualmente a psicóloga responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação de uma Escola na Covilhã e a sua metodologia de intervenção foca-se na implementação de abordagens inovadoras e criativas, de base empírica e teórica. É autora do projeto "emocionalMENTE" - Inteligência Emocional e desenvolvimento pessoal no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar. 

 

 

 

Destinatários: Profissionais da área social, educação e saúde que desenvolvam o seu trabalho com adolescentes e jovens.

 

Local: a oficina será dinamizada por videoconferência através da plataforma Zoom (o link de acesso será disponibilizado após o prazo limite para inscrições)

 

Datas e horários: 11 de maio de 2022 | 9h30 – 11h30 e 13 de maio de 2022 | 14h00 – 16h00

 

Duração total: a oficina tem a duração total de 4h pelo que a inscrição implica a participação nos dias e horas.

 

Equipamento necessário: computador ou outro dispositivo com câmara, microfone e acesso à internet em perfeitas condições.

 

Certificado de Participação: Terão acesso ao certificado de participação os participantes selecionados e contactados confirmando a sua presença no dia da oficina devidamente identificada (câmara e microfone ligado) na plataforma zoom e através do espaço designado pela entidade organizadora.

 

Inscrições: gratuito mas sujeito a inscrição

A inscrição deverá ser realizada até ao dia 9 de maio 2022, através da ficha de inscrição anexa.

As inscrições estão limitadas a 30 participantes. Os participantes da Oficina irão receber documentação fornecida pela dinamizadora e o Certificado de Participação via e-mail. Dia 10 de maio enviamos o link para as pessoas inscritas.

 

Critérios de seleção: prioridade a associados da EAPN Portugal do Distrito de Vila Real, por ordem de receção das inscrições    

(limite máximo de 30 participantes).

 

A sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe a autorização para a gravação.

 

Comentários