Aplicação Prática da
Mediação de Conflitos na Família e na Escola
O
maior contributo da mediação para a comunidade, seja esta uma comunidade de um
ou de muitos, é um valor que traduz uma ideologia, ao mesmo tempo que constitui
a sua essência: a Autodeterminação. A autodeterminação das pessoas envolvidas
no conflito, que as aceita como peritas da sua situação e circunstâncias,
porque detêm o conhecimento sobre o problema e a sua dimensão e sobre as opções
para construir a solução.
Quando a comunidade, se compromete em encontrar formas
construtivas de lidar com os conflitos e a violência, não mantêm apenas o
interesse na manutenção de um bem-estar social, mas também na transformação de
vidas para melhor. Se na área da família a mediação se apresenta como um espaço
de diálogo e de pacificação social, não conhecemos melhor espaço que o
educativo para mudar a forma como a sociedade humana responde ao conflito
OBJETIVOS
GERAIS
1.
Compreender o conceito de mediação enquanto processo de gestão e resolução de
conflitos e sua aplicação prática nos contextos da família e da escola.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
No final da ação
os/as formandos/as devem ser capazes de:
- conhecer a
mediação de conflitos nos contextos familiar e escolar, bem como o conceito de
práticas restaurativas como estratégias/processos de gestão e resolução de
conflitos com famílias, crianças e jovens;
- identificar
quando cada uma das metodologias e a forma de intervenção adequada;
- aplicar cada algumas das
metodologias/processos e suas técnicas em casos concretos
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1. Conceitos básicos de mediação
1.1 Enquadramento | 1.2 Princípios transversais | 1.3
Papel do/a Mediador/a
2. Abordagem do conflito a partir da mediação
2.1 Conceito de conflito | 2.2 Aspetos
sócio-culturais, relacionais e emocionais do conflito | 2.3 Relações de poder e
sua gestão | 2.4 Estratégias de transformação do conflito
3. Contextos de aplicação da mediação: na família e na
escola
3.1 Perspetiva de intervenção sistémica/abordagem
narrativa | 3.2 Abordagem restaurativa
4. Processo de mediação
4.1 Da teoria à prática: estratégias de
intervenção e técnicas aplicadas - em mediação familiar e em mediação escolar
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
- Métodos ativos; interrogativos e expositivos. Avaliação
contínua e realização de exercícios / estudos de caso
DATAS 17,
19, 24 e 26 de maio de 2022 HORÁRIO 09.30h - 12.30h DURAÇÃO 12 horas LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Isabel
Oliveira Licenciada em Direito pela Universidade de
Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar
(2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação
Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL – Programação
Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística (2010);
Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em Círculos
Restaurativos (com Brian Steels). |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não Associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as de intervenção social, educadores e professores das
mais diversas equipas, áreas e organizações públicas ou privadas (RSI, RLIS,
Segurança Social, CLDS, CPCJ, Escolhas, IPSS, CLAIM, Municípios e Agrupamentos
de Escolas). ÁREA DE FORMAÇÃO 762 –
Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à
distância e on-line através da Plataforma ZOOM (é
necessário aceder através de equipamento digital com câmara e microfone) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Associados EAPN Portugal | Entidades do distrito da Guarda|
Número de ordem de receção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo
menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A
Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada Após confirmação da sua
inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária
(mediante envio do respetivo comprovativo).
EAPN Portugal / Núcleo Distrital da
Guarda Telefone: 967 084 567 | guarda@eapn.pt |
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