Intervenção com Famílias em situação de Vulnerabilidade
As famílias que vivem em contextos de
pobreza/exclusão social, encontram-se entre os grupos populacionais que
enfrentam mais dificuldades, ao mesmo tempo que se incluem nos grupos mais
difíceis de ajudar.
Não raras vezes, estas famílias são
apontadas como sinónimo de “fracasso” na intervenção social, pois o
envolvimento com os sistemas sociais tende a prolongar-se no tempo sem que
ocorra uma significativa melhoria na sua qualidade de vida. Profissionais e
famílias entram assim, num “ciclo de desespero”, gerador de sentimentos de
ineficácia e impotência em todos os envolvidos (famílias, profissionais,
instituições) que tornam as expectativas de sucesso diminutas ou inexistentes. Aplicadas
à intervenção social, as abordagens colaborativas e centradas nas soluções
oferecem princípios filosóficos e práticas que ajudam os profissionais a ativar
e captar as forças dos indivíduos e/ou famílias em situação de pobreza.
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CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
1.
Famílias em
situação de elevada vulnerabilidade e com múltiplos problemas: breve caraterização
2.
O atual
momento entre paradigmas na intervenção social: das abordagens centradas nos
problemas às abordagens colaborativas e centradas nas soluções
3.
As abordagens
colaborativas: princípios e atuação junto de pessoas e famílias em situação de
vulnerabilidade
4.
A gestão de
caso: desafios e boas práticas na intervenção social e comunitária junto de
famílias em situação de elevada vulnerabilidade
5.
A figura do
gestor de caso: competências e ações para fortalecer uma prática colaborativa
6.
A
centralidade da relação: estratégias para promover o envolvimento das famílias
7.
Abordagem
colaborativa nas visitas domiciliárias: princípios e boas práticas
8.
Desafios que
se colocam aos profissionais no atual contexto de intervenção.
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OBJETIVO
GERAL
Abordar o papel do profissional/gestor
de caso na intervenção com públicos muito vulneráveis, com enfoque na
compreensão e desenvolvimento das abordagens colaborativas e centradas nas
soluções.
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METODOLOGIAS
DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Metodologias participativas e dinâmicas que valorizem a
aprendizagem e desenvolvimento pessoal: método interativo e expositivo.
Avaliação contínua pergunta-resposta entre formador e formandos; exercícios
práticos, análise, discussão casos.
DATAS 5,
12, 19 e 26 de abril HORÁRIO 16.30h- 19.30h DURAÇÃO 12h LOCAL
Plataforma Zoom FORMADORA Sofia Rodrigues Psicóloga,
Doutorada em Psicologia na Universidade de Aveiro; Certificação Internacional
em Práticas Colaborativas e Dialógicas pelo TAOS Institute (EUA e Espanha);
Pós-graduada em Análise e Intervenção Familiar; Especialização em Intervenção
Sistémica e Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Desenvolve diversas atividades de supervisão, consultoria e formação para
profissionais em território nacional nas áreas de intervenção social e
comunitária com famílias muito vulneráveis, abordagens colaborativas, gestão
de caso e metodologia Photovoice. |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as:
50€ PÚBLICO-ALVO Técnicos/as,
Coordenadores/as de equipas, Diretores/as técnicos/as e Dirigentes de organizações
sociais e/ou entidades públicas e privadas ÁREA DE FORMAÇÃO 762
– Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação
contínua de atualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação
a distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
a associados da
EAPN Portugal | Entidades do distrito de Lisboa| Número de ordem de receção
da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em https://forms.gle/4yDrkqkcHRLvjibL7 Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser
efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo). As inscrições são limitadas a 25 participantes e devem ser realizadas
até ao próximo dia 28 de março para: EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Lisboa 1050-099 Lisboa Telefone: 968 113 853| lisboa@eapn.pt |
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