Projeto Sem Diferenças facilita processo de vacinação da comunidade migrante


 


Projeto Sem Diferenças facilita processo de vacinação da comunidade migrante

 

«A Cáritas Diocesana de Coimbra, através do seu projeto Sem Diferenças E8G, e o Centro de Vacinação da Figueira da Foz promoveram uma ação de proximidade junto das comunidades migrantes residentes na Freguesia da Marinha das Ondas.

 

No dia 29 de janeiro, o processo de vacinação foi descentralizado e foi possível levar a vacina conta a COVID-19 no Centro de Saúde da Marinha das Ondas. Desta forma facilitou a abrangência de toda a comunidade migrante, que de outra forma teria que se deslocar ao Quartel da GNR na Figueira da Foz.  A Câmara Municipal da Figueira da Foz cedeu autocarro que anteriormente permitiu que os migrantes se deslocassem ao Centro de Vacinação.

 

Antes da vacinação, foi feito um trabalho de sensibilização, junto da comunidade migrante, para que percebam a importância da vacina contra a COVID-19 e vejam quais benefícios para cada um e para a população em geral.

 

A ação foi um sucesso, tenho grande parte da comunidade migrante, proveniente do Nepal, Índia, Bangladesh, Uzbequistão e Brasil, sido vacinada com a dose de reforço. Quanto aos migrantes recém chegados, foi dado início ao seu processo de vacinação. Às crianças foi já administrada a primeira dose da vacina.

 

A iniciativa teve já o seu início no verão de 2021 e foi composta por várias fases que abrangeram adultos, jovens e crianças.

 

Este é um trabalho de cooperação e de proximidade entre entidades que se unem para minimizar os impactos da pandemia, melhorando os indicadores de imunidade necessários para o seu controlo e combate.

 

O projeto Sem Diferenças E8G, tem realizado um trabalho de intervenção e proximidade com as comunidades migrantes da Marinha das Ondas e conta com um Consórcio composto por várias Entidades – Cáritas Diocesana de Coimbra, Município da Figueira da Foz, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, Agrupamento de Escolas do Paião, CPCJ Figueira da Foz, Celbi, Figueira Domus, Centro de Competências TIC -Softciências da Universidade de Coimbra e Microplásticos. »


+ info:

Cáritas Diocesana  de Coimbra

Relações Públicas, Comunicação e Projetos

telef. +351 239 792 430 / telm. + 351 962 286 063

e-mail: flaviarodrigues@caritascoimbra.pt

Comentários