Projeto Crescer na Cidadania | Castelo Branco


 





Projeto Crescer na Cidadania

Agrupamentos de escolas Afonso Paiva e agrupamento de escolas Amato Lusitano| Castelo Branco

 

«Dando continuidade ao trabalho da educação e reforçando os laços de trabalho em rede reforçamos a temática “Afetos em Tempo de Pandemia”, tornando-o mais enriquecedor nos seus conteúdos de abordagem.

Ao justificar a temática seleccionada por todos os agrupamentos de escolas que abraçam este projeto, de referir o encerramento das escolas, trouxe novas barreiras ao desenvolvimento social, psicológico e educativo das crianças e jovens. Agravando as situações de desigualdade já existentes como a quebra de rotinas a brincadeira e os contatos sociais.

No regresso à escola, as crianças e jovens mostram sentimentos de algum alívio, mas será natural que demonstrem sentimentos de incerteza e medo devido à exposição do vírus.

 Assim abrangemos 12 turmas do 1º ciclo no Agrupamento de escolas Afonso Paiva e 18 turmas  do 1ºciclo e 4 turmas do Pré - Escolar  do Agrupamento de escolas Amato Lusitano

 Tendo a ação designada para 1º e 2º ano: "As Emoções são nossas amigas". Perceber que existem emoções agradáveis e desagradáveis através da leitura de um texto: "O Espertinho, O Espertão e o Esperto". 

A ação aplicada para as turmas do 3º e 4º ano ação:" Gosta de ti Próprio. Aceita-te como és!",através a leitura do texto : "A Tuga e a Auto - Estima" 

Estas ações tiveram como objetivo. compreender as emoções agradáveis. 

 Ainda concretizámos no 2º ciclo as turmas do 5º ao 6º ano no agrupamento de escolas Afonso Paiva no total de 20 turmas . 

A ação : Eu vou Conseguir!  leitura do texto o Galope e o Optimismo." Tendo estas ações como prioritário promover o conhecimento de si próprio e do outro, 

 Tendo como parceiro a equipa do Centro de Saúde São Tiago (Unidade de cuidados na Comunidade de Castelo Branco), com a participação da Enfª Odete Vicente. »


 + info:

Paula Montez

EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza

Técnica do Núcleo Distrital de Castelo Branco

castelobranco@eapn.pt

Edifício do IPDJ

Rua Drº Francisco José Palmeiro, 6000 - 230 Castelo Branco

Tel. 272 328 333 Fax. 272 328 334 Tlm. 96 79 42 719

www.eapn.pt


Comentários