Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar | inscrições abertas


 

Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar

 

Aprender a praticar uma escuta cuidada implica desenvolver competências de escuta ativa, assim, aprendemos a reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem trabalhamos a sensação de serem escutados, sobre o conteúdo das duas histórias e também ao nível emocional. Mas a escuta, mesmo a escuta profissional, é seletiva. Quem escuta, fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, das suas convicções, do seu nível de conhecimento. As palavras têm significados, não são inócuas.

A prática de uma escuta reflexiva e consciente é importante para a construção de diálogos transformadores, emancipadores e responsabilizadores, quando se trabalha com famílias em conflito. Neste sentido, propomo-nos promover a reflexão sobre o poder do profissional vs. paradigma da autonomia das famílias intervencionadas e dotar os profissionais de instrumentos práticos que permitam desenvolver autorregulação emocional e treino sobre competências e técnicas para a construção de soluções a partir do diálogo.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1.    Introdução à prática reflexiva – discursos e paradigmas à volta da prática profissional na intervenção com famílias

2.    A escuta (reflexiva) como um processo ativo e transformador do diálogo

3.    A estrutura de um diálogo transformador – do mapeamento dos efeitos do conflito à motivação para a mudança

4.    Técnicas transformadoras do diálogo: conotação positiva, perguntas circulares, double listening, externalização

5.    Autorregulação e gestão emocional em espaços de conflito     

OBJETIVO GERAL  

Desenvolver a capacidade de escutar e transformar o diálogo em situações de gestão de conflitos familiares

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-  Refletir sobre a prática e como esta molda a escuta do profissional

-  Trabalhar a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta

-  Treinar competências de regulação emocional

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO

Métodos ativos, interrogativos e expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios/ estudos de caso

 

 

DATAS

15, 17, 22 e 24 de Fevereiro de 2022

 

HORÁRIO

10h – 13h

 

DURAÇÃO

12h

 

LOCAL 

Plataforma Zoom

 

FORMADORA

Isabel Oliveira

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral (2007); Mediação Penal (2010); Mediação

Familiar (2010);

Practitioner de PNL – Programação

Neurolinguística (2009);

Master em PNL      

Programação

Neurolinguística (2010); Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb,

2012 e 2015) e em

Círculos Restaurativos (com Brian Steels); Formação em Entrevista Motivacional.

 

 

 

INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€

PÚBLICO-ALVO Coordenadores/as e técnicos/as que desenvolvem trabalho com famílias, de entidades públicas e privadas

 

ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal

MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de atualização

FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade às entidades do distrito de Braga | Número de ordem de receção da inscrição

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no final da formação

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada

 

Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).

 

As inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até ao próximo dia 8 de Fevereiro para:

 

EAPN Portugal / Núcleo Distrital de Braga

E-mail: braga@eapn.pt

Tel: 967 084 271

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