Escuta Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em contexto familiar | inscrições abertas
Escuta
Reflexiva no Diálogo com Famílias – contributo para a gestão de conflitos em
contexto familiar
Aprender a praticar uma escuta
cuidada implica desenvolver competências de escuta ativa, assim, aprendemos a
reformular e a parafrasear, criando naqueles com quem trabalhamos a sensação de
serem escutados, sobre o conteúdo das duas histórias e também ao nível
emocional. Mas a escuta, mesmo a escuta profissional, é seletiva. Quem escuta,
fá-lo a partir da sua experiência, dos seus valores, das suas convicções, do
seu nível de conhecimento. As palavras têm significados, não são inócuas.
A prática de uma escuta reflexiva e
consciente é importante para a construção de diálogos transformadores,
emancipadores e responsabilizadores, quando se trabalha com famílias em
conflito. Neste sentido, propomo-nos promover a reflexão sobre o poder do
profissional vs. paradigma da autonomia das famílias intervencionadas e dotar
os profissionais de instrumentos práticos que permitam desenvolver
autorregulação emocional e treino sobre competências e técnicas para a
construção de soluções a partir do diálogo.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1.
Introdução à prática reflexiva – discursos e
paradigmas à volta da prática profissional na intervenção com famílias
2.
A escuta (reflexiva) como um processo ativo
e transformador do diálogo
3.
A estrutura de um diálogo transformador – do
mapeamento dos efeitos do conflito à motivação para a mudança
4.
Técnicas transformadoras do diálogo:
conotação positiva, perguntas circulares, double listening, externalização
5.
Autorregulação e gestão emocional em espaços
de conflito
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade de escutar
e transformar o diálogo em situações de gestão de conflitos familiares
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Refletir
sobre a prática e como esta molda a escuta do profissional
- Trabalhar
a capacidade de escutar e desenvolver competências técnicas para a escuta
- Treinar
competências de regulação emocional
METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Métodos ativos, interrogativos e
expositivos. Avaliação contínua e realização de exercícios/ estudos de caso
DATAS 15, 17, 22 e 24
de Fevereiro de 2022 HORÁRIO 10h – 13h DURAÇÃO 12h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Isabel Oliveira Licenciada em Direito
pela Universidade de Coimbra; Pós- graduação em Direito do Consumo; Curso de
Mediação Escolar (2004); Mediação de Conflitos (2003-2004); Mediação laboral
(2007); Mediação Penal (2010); Mediação Familiar (2010); Practitioner de PNL –
Programação Neurolinguística (2009); Master em PNL – Programação Neurolinguística
(2010); Formação em mediação Narrativa (com Sara Cobb, 2012 e 2015) e em Círculos
Restaurativos (com Brian Steels); Formação em Entrevista Motivacional. |
INSCRIÇÃO Associados/as
da EAPN Portugal: 30€ | Não
associados/as: 50€
PÚBLICO-ALVO Coordenadores/as e técnicos/as que
desenvolvem trabalho com famílias, de entidades públicas e privadas
ÁREA DE FORMAÇÃO 090 – Desenvolvimento Pessoal
MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de
atualização
FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação a distância
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade
às entidades do distrito de Braga |
Número de ordem de receção da inscrição
CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência
obrigatória de pelo menos 80% do total da duração da ação e aproveitamento no
final da formação
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Ficha de
Inscrição em anexo | A Ficha de Inscrição pode ser fotocopiada
Após confirmação da sua inscrição, o pagamento deverá ser efetuado por
transferência bancária (mediante envio do respetivo comprovativo).
As
inscrições são limitadas a 20 participantes e devem ser realizadas até
ao próximo dia 8 de Fevereiro para:
EAPN
Portugal / Núcleo Distrital de Braga
E-mail:
braga@eapn.pt
Tel:
967 084 271
Comentários
Enviar um comentário