Cáritas Coimbra concluiu 2ª fase de instalação do sistema tecnológico que promove o bem-estar de trabalhadores 55+


 

Cáritas Coimbra concluiu 2ª fase de instalação do sistema tecnológico que promove o bem-estar de trabalhadores 55+

 No âmbito do projeto europeu SmartWork (financiado pelo Programa Horizonte 2020), está a ser implementada, desde junho de 2021, na Cáritas Diocesana de Coimbra, a 2ª fase de validação da tecnologia de inteligência artificial dedicada à monitorização e melhoria do bem-estar e da qualidade laboral dos colaboradores com mais de 55 anos, em contexto de escritório.

 

Este piloto está a decorrer em Portugal e na Dinamarca, envolvendo a participação total de 60 colaboradores com mais de 55 anos, bem de alguns dos seus familiares e responsáveis de serviço. No caso da Cáritas Diocesana de Coimbra, além das diversas valências com intervenção na área da Educação e Tempos Livres, Idosos, Inclusão Social, serviços centrais, entre outros, o piloto português conta ainda com a participação do Professor Doutor Manuel Antunes, Presidente da Direção.

 

Estes pilotos surgem na sequência do pré-piloto implementado em 2020 na Cáritas Coimbra, visando agora avaliar a usabilidade e a eficácia da versão atualizada do sistema SmartWork, na perspetiva dos seus utilizadores finais. Através da instalação de serviços e dispositivos no respetivo computador e/ou telemóvel de serviço, os colaboradores podem aceder a alguns parâmetros fisiológicos (ex.: número diário de passos dados, frequência dos batimentos cardíacos, qualidade do sono, resposta galvânica da pele, etc). Podem ainda interagir com uma assistente virtual, de quem recebem sugestões e recomendações personalizadas, potenciadoras da melhoria do seu estilo de vida e redutoras dos seus riscos de saúde, dentro e fora do contexto de trabalho. Além destas funcionalidades, outras têm sido igualmente disponibilizadas aos participantes (ex.: medida da qualidade do ar, do nível de ruído ou do grau de conforto térmico do espaço de trabalho, possibilidade de aumentar carateres e ícones, de solicitar a leitura de texto por alta voz ou de implementar outros ajustes personalizados ao ecrã).

Esta nova versão do sistema pretende apoiar, não só a gestão da eficiência e da produtividade das equipas por parte dos seus responsáveis, mas também os familiares próximos destes colaboradores, nas suas tarefas e preocupações de cuidado informal.

 

Esta iniciativa conta ainda com o apoio direto do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS) do Instituto Pedro Nunes (IPN), parceiro tecnológico do consórcio com um papel crucial na implementação da solução SmartWork, particularmente no caso do piloto português.

 

Finalmente, uma palavra de agradecimento aos colaboradores da Cáritas de Coimbra, bem como aos seus diretores técnicos, pela forma solícita e entusiasta com que têm colaborado com o Departamento de Inovação, e em particular, com o projeto SmartWork. A Cáritas de Coimbra e o Departamento de Inovação gostariam ainda de deixar um a agradecimento especial e uma homenagem sentida à D. Odete Andrade.

 

Informações adicionais sobre o projeto Smartwork disponíveis em: https://caritascoimbra.pt/project/smartwork/

 

 


 + info:

Flávia Rodrigues

Cáritas Diocesana de Coimbra

 

DEPARTAMENTO DE INOVAÇÃO

Coordenadora da Comunicação

Relações Públicas, Comunicação e Projetos

telef. +351 239 792 430 / telm. + 351 962 286 063

e-mail: flaviarodrigues@caritascoimbra.pt

 


 

 

Comentários