Atuação para a Diversidade de Género: Expressão e Orientação Sexual | inscrições abertas


 

Atuação para a Diversidade de Género: Expressão e Orientação Sexual

Vivemos numa sociedade ainda marcada por fenómenos como a homofobia e transfobia, na qual conceitos de normalidade servem de preconceito para fundamentar atitudes e comportamentos estereotipados, marginalizantes, discriminatórios e violentos, sob as várias formas que a violência pode assumir, perante pessoas que não encaixam na cisnormatividade ou na heteronormatividade. Como em muitas outras questões na vida não relacionadas de forma direta à vivência da sexualidade, também neste âmbito a ignorância é o principal combustível para alimentar a fobia, que potencia atitudes de discriminação e de violência. Estas atitudes afetam sobretudo a pessoa que as sofre na pele de uma forma incontornável, causando-lhe feridas emocionais profundas ao nível da construção da identidade e da autoestima, mas também feridas sociais, afetando as suas famílias e comunidades onde esta discriminação impacta e cujos resultados perniciosos se fazem sentir, por vezes de forma mais difusa, por vezes de forma mais direta e inequívoca. Apesar dos resultados do Rainbow Europe Index 2021 nos indicarem que Portugal ocupa agora o 4º lugar no ranking do indicador “igualdade e não discriminação”, entre 49 países europeus, sendo este resultado um indicador positivo das políticas nacionais implementadas no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos das pessoas LGBTQIA+, há ainda um caminho a percorrer na luta contra qualquer forma de violência e discriminação sexual, que passa necessariamente pelo investimento na educação. Mais particularmente, na formação e capacitação dos técnicos e profissionais das áreas de intervenção social, da educação e da saúde.O propósito desta Oficina de prática e conhecimento vai ao encontro do potenciar/capacitar os profissionais mencionados de competências no âmbito não só dos conhecimentos, para combater a lacuna na informação sobre estes assuntos, mas também das atitudes para combater os preconceitos e estereótipos ligados a estas expressões da diversidade sexual, e ainda dos comportamentos, por forma a combater a violência e promover a abordagem proativa, positiva e consciente destas temáticas junto dos seus públicos alvo, para que todos possam aceder a informação correta e estruturar atitudes não discriminatórias e promotoras da igualdade na diversidade, que é, de resto, uma expressão inequívoca de uma sociedade que se pretende democrática. Porque os direitos sexuais e reprodutivos são também direitos humanos fundamentais.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

·         Enquadramento:

- Conceitos de Sexo e Género

- Papéis de género, Identidades de género e Expressões de Género

- Orientação sexual

·         Atuação para a diversidade de género, expressão e orientação sexual:

- Quadro de valores no âmbito da educação sexual

- Perfil do profissional

- Metodologias e dinâmicas para trabalhar/abordar estas temáticas com grupos de adolescentes ou jovens.

OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS

 

- Conhecer as diferenças entre sexo, género, identidade de género e orientação sexual

- Identificar as linhas orientadoras da educação sexual formal em Portugal

- Conhecer o perfil profissional do técnico em educação sexual

- Conhecer os temas e as metodologias de abordagem no âmbito das temáticas abordadas

 

FACILITADORA  | Sónia Araújo| www.mindfulbe.pt |

- Terapeuta sexual/sexóloga pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica

- Psicóloga Clínica membro efetivo da OPP, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e Sexologia

- Autora de materiais pedagógicos no âmbito da educação sexual e dos direitos sexuais e reprodutivos.

-Certificada em Inteligência Emocional

- Certificada em Parentalidade Positiva e Consciente/Mindful Parenting

- Formadora acreditada pelo IEFP e CCPFCP

- Técnica Superior de Ciências da Educação | Inovação Educacional

- Fundadora da marca nacional M’BE Mindful Butterfly Effect (www.mindfulbe.pt)

 

Destinatários: Profissionais da área social, educação e saúde que desenvolvam o seu trabalho com adolescentes e jovens.

Local: a oficina será dinamizada por videoconferência através da plataforma Zoom (o link de acesso será disponibilizado após a confirmação da inscrição e pagamento)

Data e horário: 14 de dezembro 2021 | 9h00 – 13h00

Equipamento necessário: computador ou outro dispositivo com câmara, microfone e acesso à internet

 

Certificado de Participação: Terão acesso ao certificado de participação os participantes selecionados e contactados confirmando a sua presença no dia da oficina devidamente identificada (câmara e microfone ligado) na plataforma zoom e através do espaço designado pela entidade organizadora.

 

Inscrições: Associados da EAPN Portugal: 5€ | Não associados da EAPN Portugal: 10€.

A inscrição deverá ser realizada até ao dia 9 de Dezembro de 2021, através da ficha de inscrição anexa.

As inscrições estão limitadas a 30 participantes. Os participantes da Oficina irão receber documentação fornecida pela dinamizadora e o Certificado de Participação via e-mail. Dia 10 de dezembro enviamos o NIB e data limite para pagamento.

 

Critérios de seleção: prioridade a associados da EAPN Portugal do Distrito de Vila Real, por ordem de receção das inscrições    

(limite máximo de 30 participantes).

 

A sessão será gravada, pelo que a sua inscrição pressupõe a autorização para a gravação.

 

Comentários