“VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: ORIENTAÇÕES PARA A INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL” | 3 de dezembro | Plataforma Zoom | inscrições abertas


 

OFICINA DE PRÁTICA E CONHECIMENTO

“VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: ORIENTAÇÕES PARA A INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL”

3 de dezembro de 2021 | 09h30–12h30 | Plataforma Zoom

 

CONTEÚDOS

- Breve Perspetiva histórica e evolução concetual da violência doméstica

- Vitimologia: Conceitos gerais

- Violência doméstica: Conhecer a situação e refletir sobre ela e Orientações para a intervenção psicossocial

OBJETIVOS

Pretende-se que os participantes no final da Oficina:

- Disponham de um conjunto de conhecimentos e de competências que permita realizar o atendimento, acompanhamento e encaminhamento de vítimas de violência doméstica de forma rigorosa, dinâmica e crítica;

- Disponham de conhecimento específico sobre as pessoas vítimas de violência doméstica particularmente vulneráveis;

- Tomem consciência de si enquanto ser cultural (com valores), ou seja, a consciência sobre as suas próprias atitudes em relação a pessoas vítimas de violência doméstica e sobre o modo como estas podem influenciar a sua prática profissional;

- Adquiram algumas competências específicas e concretas no atendimento e acompanhamento de vítimas.

FORMATO/METODOLOGIA

- Formato online, com a duração de 3 horas.

- Metodologia: Exposição oral e debate.

DESTINATÁRIOS

- Profissionais da área social, educação e saúde de entidades públicas e privadas.

DINAMIZADORA

PAULA ALLEN | Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e com especialidade avançada em Psicologia Comunitária e Sexologia.

Trabalhou durante mais de uma década com população de etnia cigana e vítimas de Tráfico de Seres Humanos. Colaborou na ARS Norte no Programa Auto-Estima, um programa de saúde dirigido a trabalhadores/as do sexo.

É consultora em Igualdade de Género e formadora nesta área desde 2000 e formadora certificada pelo Conselho Científico da Formação em Educação para a Saúde - Educação Sexual e Educação para a Cidadania (Direitos Humanos).

É uma das fundadoras da Associação Plano i e atual Vice-Presidente da Direção da mesma Associação.

É Diretora Técnica do Centro Gis (Centro de Respostas às Populações LGBTI), da Casa Arco-Íris (Casa de Acolhimento de Emergência para pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica) e do Plano 3C (Casa Com Cor – Apartamento de Autonomização para pessoas LGBTI Vítimas de Violência Doméstica).

É Presidente do Conselho Consultivo para as questões LGBTI, Co-Coordenadora científica do Observatório Nacional do Bullying e do Programa Uni+ (Programa de Prevenção e Combate da Violência no Namoro no Ensino Universitário), e ainda Coordenadora científica de vários projetos ligados à prevenção do bullying e da violência.

É também coordenadora do Espaço Lara – Apoio Psicológico Especializado para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica.

Faz parte da lista de especialistas reconhecidos/as pela CIG nas áreas de Igualdade entre mulheres e homens, Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica, Tráfico de Seres Humanos e Orientação Sexual, Identidade e Expressão de Género e Características sexuais.

INSCRIÇÕES

Associados da EAPN Portugal: gratuito | Não associados da EAPN Portugal: 5€.

A inscrição e o pagamento deverão ser realizados até ao dia 30 de novembro de2021, através do seguinte formulário on-line:  https://forms.gle/nfaFunchp3RMqJ6n6

As inscrições estão limitadas a 30 participantes.

Os participantes da Oficina irão receber documentação fornecida pela dinamizadora e o Certificado de participação via e-mail.

ORGANIZAÇÃO

Núcleos Distritais de Coimbra, Guarda e Leiria

Comentários