Intervenção Familiar Sistémica no Contexto Escolar :: A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção | 2ª Edição
Intervenção Familiar Sistémica no
Contexto Escolar :: A Abordagem Sistémica, o Diagnóstico e a Intervenção
(2ª Edição)
O paradigma sistémico
permite compreender o funcionamento relacional dos sistemas humanos, tanto no
que respeita ao indivíduo, como a sistemas de complexidade superior, tais como
a família ou a escola. Esta forma de pensamento analisa os sistemas de acordo
com uma perspectiva de complexidade, requerendo um olhar para além do indivíduo
isoladamente, ou seja, atendendo também ao seu contexto e às dinâmicas
relacionais estabelecidas. Para além desta dimensão explicativa, a perspectiva
sistémica contempla modelos de intervenção eficazes, através de técnicas de
activação das competências dos próprios sistemas.
Esta acção de formação
pretende dar a conhecer e compreender os fundamentos da abordagem sistémica na
análise e compreensão dos problemas identificados no contexto escolar,
nomeadamente: a indisciplina, o insucesso escolar, as famílias
multiproblemáticas e maus-tratos na infância.
Sendo estes problemas
multifactoriais exigem uma intervenção especializada, integrada e sistémica,
nos vários níveis de intervenção, centrada nas competências do aluno e da
família. Apresenta-se assim o Modelo Sistémico, Colaborativo e de Intervenção
em Rede, dotando os profissionais que trabalham com as famílias de estratégias
e instrumentos específicos de avaliação e intervenção familiar no contexto
escolar e comunitário.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Módulo 1. INTRODUÇÃO 1.1 Problemáticas identificadas no contexto escolar: indisciplina e violência
na escola, insucesso escolar, famílias multiproblemáticas e multiassistidas,
recursos insuficientes. 1.2 O papel do Assistente Social nas
Escolas –
desafios atuais no contexto escolar. Módulo 2. MODELO FAMILIAR SISTÉMICO
Protagonismo
das Famílias no seu processo de mudança:
Restaurar
Famílias Competentes (acreditar na resiliência e autodeterminação familiar):
Promoção
de uma Parentalidade Positiva - Educação Parental. Prevenção
de Maus-Tratos na Infância – identificar e intervir nos fatores de risco
Trabalho
em Equipa:
Módulo 3: INTERVENÇÃO FAMILIAR SISTÉMICA – Análise e Discussão de Casos
Práticos
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OBJETIVO GERAL
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
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METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO
E AVALIAÇÃO
Os conteúdos da formação serão
transmitidos utilizando o método expositivo (apresentação do programa e
conteúdos em powerpoint), método interrogativo (questionário de
diagnóstico inicial) e activo (realização de trabalhos de grupo: discussão,
debate e análise e discussão de casos práticos).
Critérios de Avaliação:
Pontualidade, assiduidade, participação activa, reflexão crítica construtiva,
realização de trabalhos individuais e em grupo.
DATAS 29 janeiro 5, 12 e 19 fevereiro 2022 HORÁRIO 10h – 13h DURAÇÃO 12h LOCAL Plataforma Zoom FORMADORA Ilda Reis Licenciada em Serviço Social pelo
Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Doutoranda em Psicologia Clinica –
Psicologia da Familia e Intervenção Familiar, Programa Interuniversitário da
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mestre em Mediação e Interculturalidade,
com o tema de dissertação “Intervenção Social com Famílias Multiproblemáticas
- Diálogos entre a Sistémica e Mediação” pela Faculdade de Ciências Humanas e
Sociais da Universidade Fernando Pessoa do Porto. Terapeuta Familiar e Interventora
Sistémica, sócia efetiva da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar,
Delegação do Norte – Porto. Mediadora de Conflitos (curso reconhecido
pelo Ministério da Justiça) pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da
Universidade Fernando Pessoa do Porto. Pós-Graduada em Aconselhamento e
Intervenção Psicossocial, pelo Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra. Pós-Graduada em Saúde e Intervenção
Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Desenvolve a sua atividade profissional,
especificamente no âmbito da intervenção sistémica com famílias, contando com
mais de 16 anos de experiência profissional na área da intervenção social e
nos diversos contextos: saúde, ação social, instituição de acolhimento de
crianças e jovens em risco, CPCJ e educação/contexto escolar. Em 2020, cria o Projeto “Educar Hoje – Um
Desafio Constante”, no âmbito da Educação Parental, Serviço Social Clínico e
Terapia Familiar |
INSCRIÇÃO Associados/as da EAPN
Portugal: 30€ | Não associados/as: 50€ PÚBLICO-ALVO Assistentes
Socais, Psicólogos, Professores e Educadores ou outros profissionais no
contexto escolar ÁREA DE FORMAÇÃO 762 – Trabalho Social e Orientação MODALIDADE DE FORMAÇÃO Formação contínua de
actualização FORMA DE ORGANIZAÇÃO Formação à distância CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Prioridade a associados da EAPN Portugal // Número de ordem de
recepção da inscrição CERTIFICADO DE FORMAÇÃO Frequência obrigatória de pelo menos 80%
do total da duração da acção e aproveitamento no final da formação INFORMAÇÕES E
INSCRIÇÕES Ficha de Inscrição online As inscrições são limitadas
a 20 formandas/os e devem ser realizadas até 20 Janeiro 2022. Após a confirmação da sua inscrição e da efectiva realização da
acção de formação, o pagamento deve ser efectuado, por transferência
bancária, e o comprovativo do pagamento enviado para: vianadocastelo@eapn.pt até 20 Janeiro 2022. |
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