A EAPN Portugal está a recrutar | Técnico (a) Superior na área das Ciências Sociais e Humanas | Lisboa


 TÉCNICO/A SUPERIOR NA ÁREA 

DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS 

LISBOA – PORTUGAL 

 

EAPN PORTUGAL 

A EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza, associação constituída em 1991 e registada como Instituição Particular de Solidariedade Social, é uma entidade sem fins lucrativos reconhecida como Associação de Solidariedade Social sendo a expressão nacional da European Anti-Poverty Network (EAPN Europa). 

MISSÃO 

Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, em que todos sejam corresponsáveis na garantia do acesso dos cidadãos a uma vida digna, baseada no respeito pelos Direitos Humanos e no exercício pleno de uma cidadania informada, participada e inclusiva. 

VISÃO 

Procurando ser coerentes com o princípio fundamental da dignidade humana, almejamos um mundo livre de pobreza e de exclusão social, sustentado nos seguintes valores: dignidade, justiça, solidariedade e igualdade. 

VALORES 

-DIGNIDADE - Defesa das condições de vida adequadas às necessidades e expectativas legítimas da população. 

-SOLIDARIEDADE - Atuação assente na partilha de fins e de meios de construção de uma sociedade mais justa. 

-JUSTIÇA - Defesa dos direitos e deveres fundamentais das pessoas, consubstanciados nas condições materiais e culturais de vida. 

-IGUALDADE - Condição comum face aos direitos e aos deveres baseada na ausência de discriminação. 

OBJETIVOS: 

  1. Estabelecer uma interligação (rede) entre as instituições, grupos e pessoas que trabalham no terreno na Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social. 

  1. Promover e aumentar a eficácia e a eficiência das ações de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social, fazendo com que tenham expressão, dando voz aos indivíduos, restituindo-lhes a capacidade de ação e de iniciativa e promovendo a sua efetiva participação. 

  1. Promover junto de pessoas ou grupos que se encontrem em situação de pobreza e, ainda, junto de profissionais e dirigentes institucionais, a integração/inclusão social e a organização de serviços e outras atividades que visem o desenvolvimento cultural, moral e físico das pessoas, reforçando a autonomia, quer sejam idosos, deficientes, desempregados, famílias monoparentais, jovens em situação de risco, imigrados, minorias étnicas e culturais, crianças maltratadas, pessoas sem-abrigo ou outras. 

  1. Contribuir para a mobilização de outros sectores, envolvendo-os no desenvolvimento de serviços e formas de intervenção e de proteção social alternativas e de melhoria da qualidade de vida de pessoas ou grupos, prestando e dinamizando o necessário atendimento em centros especialmente construídos para esses fins, utilizando técnicas de ação social, apoio direto, de acordo com os meios materiais e técnicas próprias, encaminhamento com vista à resolução dos seus problemas, e formação em ordem à sua integração social e inserção sócio profissional. 

  1. Intervir por meio de projetos e ações nas áreas de promoção da igualdade de oportunidades para todos. 

 

  1. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 

1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO 

Pretende-se que o/a Técnico(a) seja responsável pela gestão, acompanhamento e implementação do projeto da REDE nas dimensões técnica, financeira no distrito de Lisboa. 

2.DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES 

 Dinamizar os atores sócio institucionais locais, para a participação e desenvolvimento de ações em rede, com o objetivo de melhor enfrentar os problemas sociais a nível regional e local.  

 Diagnosticar carências sociais locais e regionais e apresentar propostas para a resolução das mesmas, através da elaboração de candidaturas a programas nacionais e comunitários ou recorrendo a outros meios de financiamento, que viabilizem a concretização dessas propostas.  

 Organizar seminários, colóquios e iniciativas afins, sobre temáticas relacionadas com a luta contra a pobreza e exclusão social.  

 Promover a elaboração de materiais informativos e difundir os mesmos, junto das organizações não-governamentais regionais e locais, em articulação com a estrutura nacional e após a aprovação pela Direção;  

 Planificar, realizar e avaliar ações de formação dirigidas a técnicos e dirigentes associativos das instituições membros do Núcleo com vista a promoção e qualificação dos mesmos, bem como assegurar a boa organização dos dossiês técnico-pedagógicos da formação. 

  Elaborar o plano de atividades anual para o Núcleo e o respetivo orçamento, até 31 de Outubro de cada ano, de acordo com os objetivos do Plano Estratégico.  

 Participar na elaboração de pareceres sobre problemáticas relacionadas com a intervenção na luta contra a pobreza, mediante a aprovação da Direção;  

 Participar na elaboração de protocolos e acordos de cooperação com entidades públicas e privadas, regionais ou locais, a serem aprovados e assinados pela Direção.  

Representar, sempre que solicitado pela Direção Executiva, a EAPN Portugal em grupos de trabalhos, seminários e conferências, bem como noutros eventos. 

 Reportar as atividades do Núcleo através de pontos de situação trimestrais e manter atualizado o cronograma das atividades. 

 

B. PERFIL INDIVIDUAL 

1. Qualificações académicas, experiência profissional e competências obrigatórias 

 Formação superior em Ciências Sociais e Humanas. 

 Experiência em gestão de projetos e de equipas de trabalho. 

 Fluência em português e bons conhecimentos de inglês. 

 Domínio de software Office, Internet. 

 

2. OUTRAS CONDIÇÕES PREFERENCIAIS 

 Flexibilidade para efetuar deslocações dentro de Portugal, se necessário. 

 

3. COMPETÊNCIAS SOCIAIS 

 Proatividade e espírito de equipa. 

 Comunicação assertiva. 

 Capacidade de auto motivação e autoaprendizagem. 

 Pensamento estratégico e capacidade de planeamento. 

 Orientação para a obtenção quotidiana de resultados. 

 

C. LOCAL DE TRABALHO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

Avenida de Berna, nº 11, 2º andar 
Lisboa  

9h-12h30/ 14h- 17h30 

 

D. REGIME DE TRABALHO 

Horário a tempo inteiro (35 h por semana) em regime de contrato de trabalho a termo. 

 

E. REMUNERAÇÃO 

De acordo com a função estabelecida. 

 

F. PROCESSO DE CANDIDATURA 

1. Primeira Fase 

Os candidatos e as candidatas devem submeter os seguintes documentos obrigatórios: 

 Carta de Motivação  

 CV  

 

2. Submissão das candidaturas 

As candidaturas devem ser dirigidas via correio eletrónico, até ao dia 26 de novembro de 2021, para:  

Em “assunto” deverá ser colocada a seguinte indicação: 

REC_EAPN_NDL_1.ª FASE_2021 

Após análise da documentação enviada passarão à 2.ª fase os candidatos considerados como 

tendo o perfil desejado pela EAPN Portugal para esta função. 

 

NOTAS IMPORTANTES: 


 O candidato ou a candidata que não envie todos os documentos pedidos NÃO SERÁ considerado/a para a 2.ª Fase deste processo de recrutamento. 

 Nesta fase não serão prestados esclarecimentos suplementares. 

 Todas as candidatas e todos os candidatos serão notificados por correio eletrónico do resultado da candidatura. 

Comentários