“Quem és, Porto? - Biblioteca Viva” | 9 outubro | Biblioteca Municipal do Porto


 

 

“Quem és, Porto? - Biblioteca Viva” 

 

Esta iniciativa está enquadrada no projeto “SOmOS”, promovido pela Câmara Municipal do Porto no âmbito do programa Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa (AIIA), cofinanciado pelo Programa Operacional regional Norte2020.

 Com coordenação sociocultural e artística da Apuro - Associação Cultural e Filantrópica, e acompanhamento permanente por parte de uma equipa de mediação socioeducativa e intervenção psicossocial da EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, o projeto SOmOS propõe a realização de três oficinas artísticas que se interligam, nas quais interagem pessoas em situação de sem-abrigo com criadores da cidade do Porto em dinâmicas de criação artística promotoras de processos de capacitação e integração social pela arte. Cada uma das 3 oficinas culmina com uma apresentação pública e congrega os contributos de um conjunto de entidades parceiras na intervenção junto de pessoas em situação sem-abrigo na cidade do Porto.

A Biblioteca Viva é a primeira destas três oficinas artísticas/apresentações, e contou com colaboração da Associação Saber Compreender, da Fundação MOA de Portugal e da Associação Serve the City Portugal.

 A Biblioteca Viva é um evento cultural de intervenção social que permite aos seus visitantes desconstruir estereótipos e proporcionar ao público uma viagem ao universo de histórias de pessoas que vivem na cidade do porto cujas vidas foram marginalizadas.

Além de estimular a empatia e sensibilizar para o perigo de discursos discriminatórios e comportamentos de ódio, as atividades de intervenção artística que antecederam este momento permitiram trabalhar a capacitação destes grupos e ouvir as propostas dos participantes acerca da sua condição, nomeadamente as dificuldades e obstáculos que encontram no âmbito do seu processo de reintegração social e registar as suas recomendações a este propósito.

 Tendo o processo de capacitação da primeira oficina - SOmOS Bibliotecas Vivas - terminado, é tempo de realizar o evento final relativo a esta oficina. Este evento irá decorrer amanhã, dia 9 de outubro, entre as 15 e as 18 horas, na Biblioteca Municipal do Porto.  

 A entrada é livre, mas é necessário fazer reserva para o email: reservas.apuro@gmail.com (no caso de não conseguirem enviar email peço que liguem ou enviem uma mensagem, para um dos contactos: 960 252 122 ou 938 579 719 - a dizer apenas em que horário irão visitar a biblioteca e quantas pessoas são), isto permitirá que a equipa consiga gerir o número de pessoas no espaço, evitando assim aglomerações. 

 Contamos com a vossa presença!

 

Comentários