“Humanizar é indignar-se e agir”


 



 « O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza é assinalado anualmente a 17 de outubro, desde 22 de dezembro de 1992.

Este dia foi criado com o objetivo de mobilizar decisores políticos, organizações intergovernamentais e não governamentais, bem como a sociedade civil, para corrigirem as causas e consequências da pobreza. Por outro lado, destaca-se a multidimensionalidade do problema da pobreza: a falta de recursos económicos e de outros meios para viver com dignidade estão interligados e reforçam-se mutuamente, perpetuando o ciclo de pobreza.

Tendo como âncora a frase de Mandela “Humanizar é indignar-se e agir”, mobilizaram-se contributos de vários pontos da cidade de Lisboa.

Com essa comemoração, pretende-se reconhecer a interdependência entre a justiça social e ambiental – pelo que, o Núcleo Executivo da Rede Social de Lisboa se juntou à EAPN para assinalar esta data e a importância do trabalho colaborativo e em rede.

Sob o mote “Tempos difíceis exigem parcerias forte”, juntaram-se na Mata de São Domingos de Benfica, durante a tarde de dia 19 de outubro, 34 agentes de intervenção sociocomunitária, pertencentes às Comissões Sociais de Freguesia do concelho de Lisboa. Na apresentação dos trabalhos realizados no decurso do World Cafe, estiveram presentes a Dra. Fátima Matos, Diretora-adjunta da Segurança Social do Centro Distrital de Lisboa e o Dr. Sérgio Cintra, Administrador Executivo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. »


+ info:

Susana Gouveia

Técnica do Núcleo Distrital de Lisboa

lisboa@eapn.pt

 EAPN Portugal /Rede Europeia Anti-Pobreza

Avenida de Berna, 11 2 º

1050-036 Lisboa

Telemóvel: +351 967 084 599

 


Comentários